Pular para o conteúdo principal

PARA O LOUVOR DE SUA GLÓRIA


“Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, (4)6... para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.” Efésios 1:4-6

Nós, os seres humanos, fomos criados por Deus para sermos para LOUVOR de sua glória e não apenas para LOUVAR a sua glória. Quer dizer, nossa maneira de ser de existir, deveria inspirar toda a criação de Deus a louvá-lo. Infelizmente, a humanidade sem Cristo jamais se tornará novamente a expressão da glória de Deus.

Essa glória, contudo, foi restaurada em nós os que ouvimos e recebemos sua salvação: “glória de Deus na face de Jesus Cristo.” 2 Coríntios 4:6

A Bíblia declara em Gênesis que o Senhor criou o homem à sua imagem e semelhança e para que este dominasse na Terra, Gênesis 1:26-27. Basicamente, fomos chamados para ser a expressão visível do Deus invisível. Quando o Senhor Criou o homem toda a criação estava pronta, e o Senhor plantou um Jardim especial para o homem que Ele criou, o Éden, chamado de jardim de delícias. Ali o Senhor encontrava-se com o homem todos os dias na viração do dia.

Mas o homem decaiu da presença de Deus e o Senhor teve de “sacrificar um cordeiro” para fazer vestes para Adão e Eva. E os expulsou do jardim, pondo uma espada flamejante e querubins e o jardim nunca mais foi visto - veja Gênesis capítulos 2 ,3 e 4.

A vida sem a presença de Deus era a morte que eles não reconheceram no começo. Mas, a morte física iria chegar de uma maneira trágica. Caim mata seu irmão e com isso sai para distante de sua terra. Num instante Adão e Eva sentiram o luto pela perda de dois filhos: Abel morto e Caim fugido. A dor do luto, de perdas, de doenças, das marcas do tempo, trazem pesar aos corações humanos desde então. Quantos estão hoje mesmo precisando do renovar da esperança, do conforto para seus corações doridos!!!

“Adão tornou a ter relações com sua mulher. E ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete, dizendo: — Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos. Foi nesse tempo que se começou a invocar o nome do Senhor.” Gênesis 4:25,26

O nome “Sete” significa "compensação".  Por esse filho Eva teve uma experiência com Deus. Ela sentiu que Ele estava lhe dando aquele filho porque Abel lhe havia sido tirado. Após 105 anos Sete gerou um filho também ((Gn 5:6),  O nome Enos (no hebraico ENSOSH) e significa "fraco, frágil e mortal". Não conseguimos deduzir quem lhe deu esse nome e nem quem começou a invocar o nome do Senhor. Talvez seja aquela família - Sete, sua esposa, e talvez os seus pais, Adão e Eva, e também outros.

Interessante é o Senhor Jesus ter-se apresentado nos evangelhos como o FILHO DO HOMEM (BAR ENOSH), Ele se tornou homem para tomar nossas fraquezas, debilidades, e morte e cravá-las na cruz. Veja que Paulo fala isso em Filipenses 2:1:10

No Novo Testamento, vemos Pedro citando o profeta Joel: "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (At 2:21).

Paulo foi salvo e recebe de Ananias  a ordem de ser batizado (At 22:16): "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele". Em Rm 10:13 e 14, Paulo relaciona o invocar o nome do Senhor com a salvação, seguindo a  forma que Pedro em Atos 2:23 e 38. Se juntarmos esses três textos, entendemos que a Salvação é uma aceitação com o coração, uma confissão com a boca e uma ação com o batismo nas águas.

Foi para isso que Jesus veio, restaurar-nos à imagem de Deus.  Essa restauração em nós começa quando, tocados pela mensagem do evangelho, recebemos Jesus em nossas vidas: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” João 1:12,13

.       O propósito da encarnação foi restaurar o modelo de quem deveríamos ser, se Adão não tivesse decaído. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14. Paulo fala sobre isso também dizendo: “Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29

.       Cristo, como homem perfeito, se entregou por nós na cruz do calvário, para redimir-nos de uma vez por todas do poder do pecado. “... Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” João 1:29

4.       Justificados pela obra redentora de Cristo, pudemos tornar a ser LOUVOR DE SUA GLÓRIA: “para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.” Efés. 1:6-10.

Quando se completar essa obra em nós, seremos nova e definitivamente a expressão da sua glória. Por enquanto, somos transformados “de glória em glória” (2º Cor. 3:18 e 1º João 3:2). Por tanto, é tempo de aperfeiçoarmos nossos caminhos na presença de Deus.

Por Gerson L G de Lima - Pastor
Com. Evangélica Restauração e Vida

https://youtu.be/rV17uPKgAt0

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre