Pular para o conteúdo principal

VAI CHOVER

Versículo Chave: “E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar... os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva.. E a mão do Senhor estava sobre Elias...” 1 Reis 18:44a 45a e 46a .

Textos Base: 1º Reis 18:41-45 e Tiago 5:17-18

Como um meteoro iluminando o céu negro da meia-noite, assim foi a entrada de Elias nas trevas da noite espiritual de Israel. (Comentário Bíblico de Moody)

Substituindo o culto a Jeová em Israel pelo culto a Baal, Jezabel desafiara a existência do Deus vivo. O povo de Israel se afastara de Jeová seguindo os Baalins, deuses do culto à fertilidade. Os israelitas precisavam ser novamente lembrados que Jeová, o Deus de Israel, em todo o poder e portanto toda a fertilidade e vida. Por isso a chuva seria impedida de cair sobre a terra.

Jezabel fez uma campanha para acabar com os profetas de Israel. Obadias, cujo nome significa servo de Jeová, escondeu 100 profetas e os alimentava diariamente. Mas depois o Senhor revelou a Elias que tinha conservado 7 mil que não dobraram seus joelhos a Baal (1 Reis 19:8).

Num cenário assim, Elias, o poderoso profeta, cujo nome significa meu Deus é Jeová foi resposta ao culto a Baal. Tesbe, ou Tisbe, ficava em Gileade, onde hoje é os Emirados da Transjordânia, região da Galiléia onde ficavam as tribos de Naftali e Zebulom, chamada de região da sombra e da morte.

Nos capítulos 17 e 18 vemos Deus tratando o povo de Israel com JUÍZO, CONSERTO, CONCERTO E ABUNDANTES CHUVAS DE BÊNÇÃO.

A SECA – JUÍZO DE DEUS

Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cujo face estou. Foi assim que Elias anunciou que a disciplina do Senhor ia se fazer sentir sobre Acabe e Jezabel em particular, e sobre a terra de Israel com uma seca de três anos e seis meses de duração.

Jezabel é um símbolo do espírito que quer calar a voz profética no meio do povo de Deus. Mas Deus não permitirá. É por isso que os homens e mulheres de Deus percebem a luta que se trava no mundo espiritual.

O caso de Elias demonstra o poder da oração. Os pensamentos e os desejos devem ser firmes e ardentes, e a fé deve ser exercida. Este caso do poder da oração dá ânimo a todo cristão para orar eficazmente. Podemos e devemos orar e buscar a Deus todos os dias.

Se alguém tem estado numa seca espiritual sem fim, hoje é tempo de se achegar às águas de Deus, numa busca pelo enchimento do Espírito Santo. Jesus disse QUEM TEM SEDE VENHA A MIM E BEBA (João 7:37-39)

Nesse tempo de Pandemia da fé inoperante, onde muitos têm recuado em seu compromisso com Deus, outros estão em distanciamento espiritual, e ainda outros precisando esterilizar suas vidas para voltar à santidade, Deus tem guardado homens e mulheres que têm dedicado suas vidas no altar do Senhor.

Deus levantou um homem da região da sombra e da morte (Tisbe ficava na região de Naftali e Zebulom), mostrando que do improvável Ele pode levantar pessoas, bastando que elas se coloquem à sua disposição.

Será que a Igreja do Senhor vai esperar a desgraça chegar para enfim se posicionar e se mover no fluxo do Espírito do Senhor?

CONSERTO E CONCERTO

Durante a seca Deus preservou e escondeu seus profetas, incluindo Elias. Do Ribeiro de Quiriate, perto de onde morava, Deus o levou para Serepta para ser sustentando por uma viúva pobre que foi recompensa com a provisão do Senhor. Serepta ficava em Sidon, justamente o país de Jezabel. Deus é tremendo.

Mas chegou um momento em que Elias não podia mais ficar escondido. Assim também nós, se estivermos na visão do Senhor, não podemos ficar o tempo todo escondidos. ELE NOS CHAMA A NOS POSICIONARMOS.

Os eventos culminaram com o desafio entre Elias e os 450 profetas de Baal. E todo o povo ali presente havia sido convocado não só para assistir, mas também desafiado a se posicionar: “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.” 1 Reis 18:21

Que triste. O povo nada tinha a dizer. Quantas pessoas deixam seus líderes no vácuo. Não respondem nem sim nem não. Estão afundados espiritualmente que não podem se definir. Hoje é dia de RENOVO. TEMPOS DE DEFINIÇÃO. Quando o povo não tem posicionamento é porque seu altar está em ruínas: “Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.” 1 Reis 18:30. Quando Deus chama você para CONSERTO, para te corrigir, é para você não ser condenado com o mundo – 1 Coríntios 11:28.

“Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!” 1 Reis 18:37-39

UM HOMEM COMUM COM POSICIONAMENTO FAZ O EXTRAORDINÁRIO

Em Tiago 5:17-18, o escritor volta sua visão para o Velho Testamento. Lembra a seus leitores que Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos e, no entanto orou fervorosamente, primeiro para que não chovesse, e depois para que chovesse, sendo respondidas as duas orações (1Rs 17-18). Elias era sujeito a tudo o que nós mesmos passamos: Desânimo, Tristezas, Fracassos, Medos, Limitações. Mesmo sabendo de suas limitações e, aliás, como é bom saber seus limites, Elias orou na confiança e dependência do Senhor e Deus respondeu com poder: EU E DEUS SOMOS A MAIORIA.

Não sabemos como reagiremos ao passarmos por situações de pressões extremas como Luto, perdas financeiras, perda da saúde ou por limitações físicas, ou ainda por casamentos e lares destruídos, mas podemos escolher não permanecer caídos.

Elias não só pronunciou palavras na oração, Elias pediu em oração dependente – compare Mt. 7:7-8. CAIA FOGO DO CÉU: Deus trabalhou por Elias, porque este confiava no Senhor – Isaías 64:4

Então o povo disse SÓ O SENHOR É DEUS. Pronto, a aliança estava reafirmada no altar do sacrifício, durante a OFERTA DE MANJARES – a oferta pacífica que indica gratidão e louvor.

ABUNDANTES CHUVAS

Depois do Juízo, do conserto, e do concerto, o povo estava preparado para receber as abundantes chuvas que poriam fim àquela seca. Um sinal ainda que pequeno já é suficiente para quem já sabe o que Deus vai fazer, pois está em ligação com o Senhor pela oração. 

Volte-se para Deus. Declare a palavra de Deus e não as suas fraquezas. Declare a palavra da fé – Romanos 10:8. VAI CHOVER - Bênçãos, restauração, novo ímpeto.

Espero que essa Palavra edifique sua vida no poder do Espírito Santo,

No amor de Cristo,

Gerson L G Lima - Pastor
Comunidade Evangélica Restauração e Vida


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat