Pular para o conteúdo principal

UMA MENSAGEM PARA A IGREJA DE HOJE


Mateus 16:18-19 – “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus”.

A Igreja é a responsável por anunciar as Boas Novas para o mundo perdido. Ninguém será salvo fora da Igreja. Tudo que temos de Deus na individualidade, só pode ter validade na unidade do corpo de Cristo, a Igreja. Por isso a Estratégia do diabo é enfraquecer a Igreja espiritualmente. Se isolar, se magoar, viver independente e orgulhosamente, atitudes de inveja, ciúmes, indiferença, ferem a unidade da Igreja. Pecados escondidos e caráter intratável também tiram a força da Igreja de Cristo.

Precisamos voltar para a Palavra de Deus para fortalecer a Igreja. Voltar as coisas básicas: 1) A Igreja é de Jesus e 2) O fundamento é Jesus. O que é necessário para a Salvação? ARREPENDIMENTO. E é somente o nome de Jesus que salva.

A Igreja entrou em funcionamento no dia de Pentecostes (Atos 2:1-4). E isso se deu com o derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos que perseveravam em oração. Sem o Espírito Santo a Igreja não tem poder para realizar nada, ao menos nada que se refira aos propósitos celestiais. O derramar Espírito Santo foi tão grande naquele dia que os sinais despertaram a atenção das pessoas ao redor, então Pedro levantou-se com os demais discípulos e usou as chaves que Jesus lhe deu: Atos 2:14-41. O resultado não poderia ter sido o outro senão muitas conversões para Cristo;

Pedro tinha uma "Faculdade" de 3 anos e meio na Universidade de Cristo. Por isso naquele dia de Pentecostes, ele não hesitou em pregar a mensagem apostólica com o apelo poderoso ARREPENDEI-VOS culminando com a conversão de 3.000 almas naquele dia, batizadas EM NOME DE JESUS CRISTO e RECEBENDO O DOM DO ESPÍRITO SANTO;

A mensagem não muda. Em Atos 20:28 20 Paulo disse aos presbíteros da Igreja de Éfeso "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” - Atos 20:28. O Espírito Santo é o mestre de obras da Igreja. Precisamos da presença do Espírito Santo. O testemunho sem o Espírito Santo não tem poder, onde o homem sai da direção de Deus, começa com os seus achismos; Uma Igreja em que Cristo não é o fundamento, definitivamente não é a Igreja do Senhor;

A Igreja pertence a Cristo. Ela é edificada por Cristo. E deve ser edificada segundo a sua vontade, de acordo com o seu agrado, por isso ele deixou as instruções em sua Santa Palavra de como fazer essa edificação; Precisamos seguir o projeto original, não temos o direito de interpretar do nosso jeito pois a obra não é para nós mas para Ele, por isso tem que ser do jeito dEle.  É necessário ter submissão para fazer a obra Dele;

Observe como foram as instruções que Deus deu a Moisés para a construção do Tabernáculo no deserto e como Moisés fez. Observe quais foram as instruções do Senhor para Noé na construção da arca e como Noé fez. Esses dois exemplos nos mostram como devemos ser fiéis em realizar a obra de Deus no jeito de Deus;

Na construção de um prédio temos os azulejistas ceramistas, encanadores, eletricistas, pedreiros etc., todos têm sua função porém, precisam seguir o projeto. É inadmissível que eles façam do seu jeito. Tem que ser do gosto e com as instruções do dono da obra. Da mesma forma, precisamos edificar a obra do Senhor juntos com Ele e do jeito dEle. Precisamos fazer tudo com amor precisamos servir com amor; E entre os que edificam precisa haver unidade. Jesus disse: “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus” Mateus 18:19. Ou seja, dois ou três com o mesmo pensamento, com o mesmo propósito, em unidade. Como e quando o Espírito Santo age? Quando realmente servimos de coração e fazendo como Ele quer, dispostos a seguir a sua vontade. Lamentavelmente, a Igreja de hoje, de uma maneira geral, tem saído do projeto. Essa postura da Igreja tem trazido muitos problemas à edificação do corpo de Cristo. Pode estar havendo o crescimento numérico porém, está lhe faltando verdadeira conversão.

Se Noé não tivesse seguido o projeto a arca não teria cumprido o seu propósito. Talvez não estivesse pronta quando do dilúvio. Talvez tivesse naufragado ou não tivesse resistido o tempo necessário. Felizmente, foi do jeito de Deus. Demorou 100 anos, mas foi do jeito de Deus;

A modernização está corrompendo a Igreja, pois o Espírito Santo não é mais o mestre de obras. Voltemos para a planta, para o projeto original, para a vontade de Deus. Tiremos tudo o que não deveria ter sido usado neste projeto. Desmanchemos e descartemos tudo o que fizemos do nosso jeito;

Voltemos à Essência. Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele. “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” Romanos 11:36; Muitos estão fugindo do que Deus quer e, cedo ou tarde, isso não vai acabar bem. Não haverá avivamento, sem arrependimento.

Existe duas coisas que precisamos fazer, mesmo que seja difícil: Ler a Bíblia. Ler cuidadosa e dedicadamente a palavra de Deus. Nela está descrito o projeto de Deus para sua obra. Orar. Uma oração de busca pela presença de Deus, para entender a vontade de Deus, e uma intercessão pela Igreja de Deus. E mais, Deus requer de sua Igreja: Santificação, Purificação, Restauração e Fortalecimento.

Deveríamos perguntar admirados: "Como a Igreja chegou nessa situação atual?" Afinal, alguém tem que sentir a responsabilidade por defender a obra de Deus, assim como o jovem Davi o fez perante o Gigante Golias. Não podemos nos omitir no que acontece lá fora da Igreja. Quando nos conformamos e calamos para agradar as pessoas e não falamos o que a Palavra fala, desagradamos a Cristo (Gálatas 1:10). Precisamos limpar e preparar o caminho, Apocalipse 3:20

Em 2 Timóteo 3:4-5 Paulo fala da situação dos últimos dias: “Os homens serão Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. 2 Timóteo 3:4,5 – Este é o estado da humanidade e da religião nos últimos dias. E a resposta da Igreja para essa situação está contida no conselho de Paulo a Timóteo, um pouco mais adiante: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” 2 Timóteo 3:14-17.

Não precisamos de substitutos, ou símbolos da face de Jesus. Seja Leão, seja Rosa, seja Lírio, seja uma arca etc. Nós precisamos expressar Cristo com corações quebrantados. Voltemos as escrituras. Voltemos para o projeto original. Primeiro Coríntios 3:9. Fundados sobre o nome de Jesus com uma palavra prática do Evangelho e um forte relacionamento com nosso Senhor. Esse é o segredo para nós, a Igreja de hoje.

Anotações feitas por Gerson Luiz e Ana Paula Garcia de Lima da mensagem pregada pelo pastor Amauri Borges na Comunidade Evangélica Restauração e Vida de Curitiba, dia 26/03/2023.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre