“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". Mateus 5:16
Textos Bíblicos de apoio Mateus 5:13-16, Filipenses 2:15 e 1 Pedro 2:9.
Na carta que Jesus manda João entregar à Igreja Filadélfia ele reconhece a fidelidade da igreja naquela cidade como também a pouca força que a igreja parecia ter (talvez em recursos financeiros, humanos, ou mesmo poder de influência, mas era firme e não negou o nome de Jesus. Por isso o Senhor pôs para essa Igreja UMA PORTA ABERTA. Falarei desse tema e dessa igreja em outra postagens futuras, mas hoje o tema será BRILHE A VOSSA LUZ DIANTE DOS HOMENS. O desafio de brilhar a luz do Evangelho neste momento da história da humanidade. Vamos ao contexto.
Vivemos em um mundo acelerado onde tudo passa tão rapidamente. Em um tempo onde os valores morais cristãos têm sido desconstruídos combatidos, esquecidos, ignorados e desprezados.
Há uma desconstrução sócio moral e esse mundo pós-moderno e, cada vez mais, pós cristão apresenta sua Oferta: " faça você a sua verdade", "você pode ser o que quiser" e "não existe certo ou errado, você determina e escolhe o seu próprio caminho".
Duas palavras definem os caminhos tomados pelo mundo hoje: HEDONISMO - trazer acima de tudo e de todos. NARCISISMO - que é o amor infeccionado por si mesmo. É querer tanto o prazer e a satisfação pessoal sem pensar no próximo, mesmo que esse seja seu companheiro hedonista, e nem nas consequências.
Individualismo, egoísmo, rebeldia, não ter que prestar contas de suas decisões são conceitos básicos para esse tempo. Por isso há também um avanço do ateísmo, pois para anular o peso da consciência é necessário a negação de Deus e da Igreja Cristã com seus valores morais. Também uma oposição e confrontação das autoridades instituídas e a rejeição de valores morais absolutos são necessários.
A DEGENERAÇÃO MORAL DA HUMANIDADE NOS ÚLTIMOS DIAS ESTÁ PREVISTA BÍBLIA
Distribuir as passagens entre os membros de sua célula antecipadamente, para que todos possam conhecê-las: 2º Pedro 3:3-4, 10-13; 2º Timóteo 4:1-3; 1º Timóteo 4:1-3; Mateus 24:12
Atenção Pais: é necessário mantermos uma linha de diálogo aberta com os nossos filhos, crianças ou adolescentes, a respeito de todas as Influências recebidas na escola e no grupo de amigos.
ESPERANÇA EM MEIO ÀS TREVAS
A oferta atual deste sistema mundano inclui não ter de prestar contas a ninguém não se prender a conceitos de certo e errado, de ser que o que quiser, de optar por sua sexualidade em suas múltiplas formas apresentadas por esse sistema, podendo desprezar os valores absolutos cristãos. Milhões de pessoas, a maioria jovens e adolescentes, têm sido arrastados por esta filosofia de vida.
Apesar disso as taxas de suicídio crescem na mesma proporção, como também os transtornos mentais e psicológicos, a ansiedade e a depressão seguem a níveis altíssimos, bem como o uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes, além de muitos e muitos que se mutilam cortando-se. Querendo serem livres, tornaram se escravos desta pseudo Liberdade.
Em meio a esse novo caos Deus ordena: “Haja luz” e milhares de cristãos são chamados a brilhar sua luz nas trevas para esta geração desconectada e carente de voltar a ver claramente.
Mas, não podemos adaptar o evangelho e nem maquiar o custo do discipulado. que nos ouçam dizer ousadamente: ARREPENDEI-VOS E salvai-vos essa geração perversa. A palavra arrependimento na bíblia tem 3 significados básicos que complementam se entre si. no hebraico traz a noção de ENTRISTECER-SE e de VOLTAR-SE ou MUDAR DE DIREÇÃO. E no novo testamento, em grego, a noção de MUDANÇA DE PENSAMENTO.
“Nós barateamos o evangelho quando o retratamos apenas como algo que nos liberta da tristeza, do medo, da culpa e de outras necessidades pessoais, ao invés de apresentá-lo como uma força que nos liberta da ira vindoura.” John Stott
Para que esta geração encontre a luz do evangelho em meio ao caos espiritual e moral é necessário que os discípulos de Jesus brilhem a sua luz conforme lemos em Mateus 5:14-16 e reafirmado por Paulo em Filipenses 2:15 e por Pedro em 1º Pedro 2:9.
LUZ QUE SEJA LUZ. E NÃO TREVAS - Lucas 11:33-36. Mateus 5:13, Provérbios 4:18-19
É tempo de um discipulado radical. John Stott em seu livro O DISCÍPULO RADICAL diz: “A primeira característica que quero considerar sobre o discípulo radical é o "inconformismo".... A Igreja tem uma dupla responsabilidade em relação ao mundo ao seu redor, Por um lado, devemos viver, servir e testemunhar no mundo. Por outro, devemos evitar nos contaminar por ele... Todo cristão deve ser conservador ao preservar a fé e radical ao praticá-la... Muitos evitam o discipulado radical, quando escolhem áreas nas quais o compromisso com Cristo lhes convém.” Mas Cristo quer tudo: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1º Tessalonicenses 5:23
Para brilharmos nossa Luz diante dos homens precisamos, nós, primeiramente transformados pelo Evangelho de Cristo. A experiência da Salvação primeiro nos alcançar. Para que o brilho desta Luz do evangelho (que somos nós) seja eficaz e tire as pessoas das densas trevas desse sistema de mundo, precisa:
- Reconhecer a Soberania de Deus;
- Refletir a Santidade de Deus e ira de Deus contra o pecado (Romanos 1:18);
- Ter a marca do amor e compaixão pelos perdidos (Mateus 15:32);
- Apresentar Jesus como Salvador e como SENHOR (Atos 16:31);
- Conhecer e Apresentar a mensagem autêntica, verdadeira, firmada na Palavra de Deus e confirmada pelo seu Espírito Santo.
- Ter experiência pessoa com Cristo e refletir um testemunho que traga as virtudes que transformam vidas: 1º Pedro 2:9 e Efésios 5:8-10). Através de nós a Luz de Cristo iluminará vidas perdidas e as resgatará;
- Ser de Oração
É tempo de Brilharmos a Luz de Cristo. Como está luminiscência da tua Luz? Posicione-se hoje. Leia Daniel 1:8-21 e Efésios 2:10
ALCANÇANDO NOSSA GERAÇÃO
A pós modernidade, o sistema mundano que rege atualmente, ofertou uma liberdade sem limites, sem Deus, sem valores, mas também gerou vazios existenciais com sua ansiedade e depressão.
Nós precisamos fundamentar nossa mensagem na Esperança da manifestação de Cristo, que traz segurança e firmeza, aprumando e norteando as pessoas que estão, de fato, perdidas por estarem fora de Cristo ou sem conhecê-lo e que perecerão sem Cristo na eternidade. A mensagem do Evangelho traz Salvação e muda vidas, traz das trevas para a Luz.
Assuma o seu papel. Brilhe sua Luz diante das pessoas. A Luz da nova vida em Cristo. Há uma oportunidade em meio a tanto caos.
Comentários