Pular para o conteúdo principal

UM EVANGELHO TRANSFORMADOR


“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32

JESUS ASSUME QUE É A BOA NOVA DE DEUS, Deus como Salvador só podemos ver em Jesus - Isaías 43:11 e 61:2 e Lucas 4:21. Jesus é o Deus encarnado - João 1:14 e 14:6-7. O reino de Deus é chegado. Da eternidade, o Reino de Deus é uma força que adentra a história com amor que liberta os oprimidos e traz o Shalom de Deus. Tito 1:1-3 e Heb. 6:18. O termo hebraico Shalom é mais abrangente do que "PAZ”, simboliza a condição ideal para a vida (vida abundante João 10:10b), e com essa vida têm-se progresso, prosperidade, saúde, justiça e profundo contentamento espiritual, perdão, restauração. Não há Shalom fora de Deus. Vejam João 14:27. O anúncio da Boa Nova é o sentido da pregação do evangelho. A benevolência de Deus que a religião escondeu, mas Cristo abertamente revelou. Este evangelho tem a força de incluir pessoas, transformar realidades, alcançar Os Improváveis, para o rumo da história das pessoas nesta vida e para a eternidade.

Enquanto os líderes religiosos escondiam e manipulavam o favor de Deus, o Senhor Jesus o revelava e os maiores pecadores, ouviam a mensagem das Boas Novas e o apelo que se se seguia: ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO e se agarravam à ele com todas as forças - Marcos 1:14-15. Mateus e Zaqueu como publicanos e Maria Madalena, liberta de de 7 demônios além da mulher pecadora da casa de Simão e da mulher adúltera, foram algumas das muitas vidas alcançadas e transformadas pelo poder do Evangelho de Cristo.

Já em Atos dos Apóstolo, vemos que o acréscimo dos salvos à Igreja era obra de Deus, mas a Igreja posicionada em Fé foi o ambiente no qual o Senhor introduziu os que iam herdar a salvação - Atos 2:46-47. Ordem e Progresso: a Igreja recém instituída em Atos 2 estava organizada e capacitada pelo Espírito Santo de Deus. O mesmo Espírito que pairava no caos da terra e disse haja luz enchia a Igreja de poder para viver a vida cristã e testemunhar de Cristo. A beleza da Comunhão Cristã era uma força evangelizadora e isso incluía o cuidado mútuo entre os convertidos. Duas estratégias potencializavam a evangelização o serviço Cristão e o cuidado e proteção. Eles falavam a respeito da vida e tinham uma vida que falava, refiro-me ao testemunho que eles davam de Cristo e demonstravam em suas vidas. Mesmo a perseguição que se seguiu adiante, tornou-se uma força evangelizadora e um instrumento de Deus que dizia MEXAM-SE .

E QUAL ERA A MENSAGEM DO EVANGELHO? 

Que poderosa mensagem era essa do Evangelho de Jesus que transformava vidas, trazia propósito, incluía, trazia esperança, perdoava e santificava os pecadores mais indignos ou mesmo pessoas cruéis? Quais os elementos poderosos dessa mensagem?

Era Uma mensagem acerca de Deus. Acerca de um Deus todo poderoso e Salvador. Tudo provém de Deus 2 Coríntios 5:18-20. É uma mensagem que nos diz quem ele é, que fala de seu caráter de seus padrões e sobre o que ele requer de nós.

Uma mensagem sobre o pecado e a queda do homem. A mensagem denunciava e confrontava pecado e demonstrava que o pecador nessa condição está sob a ira de Deus e a consequentemente sob o juízo e condenação. Mesmo sem lei, a consciência do homem trata com ele a respeito do Pecado: “Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os)” Romanos 2:14-15. A mensagem do Evangelho demonstra como o pecado está entranhado na humanidade: "Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;” Romanos 5:12. E como as pessoas, por causa disso, estão afastadas da vida de Deus "Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3:23. E consequentemente num ambiente de morte. Primeiramente espiritualmente mortos mesmo que fisicamente e mentalmente vivos, e depois mortos como juízo para toda a eternidade: “Pois o salário do pecado é a morte...” Romanos 6:23a

Mas a mensagem era e também é...

Uma mensagem acerca da Restauração. “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor...” Romanos 6:23. Esta Restauração aponta para a obra Redentora de Cristo - "Eis aí o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" João 1:29 (leia em sua bíblia também João 1:12 e 3:16 e 1º Timóteo 1:15).

A pessoa de Cristo é que revela sua obra de salvação: "Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor" - Lucas 2:11. Nós somos aceitos por Deus por causa dele: "sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus" - Romanos 3:24. A fé que salva não está na expiação em si mas em Cristo que realiza a expiação. A cruz é um símbolo de morte e maldição, Cristo nos trouxe vida por meio de sua morte na cruz. Nossa esperança não está na cruz, mas em Cristo que morreu na cruz por nós - Atos 16:32 e Sl. 34:5.

Jesus é o Deus encarnado que veio reconciliar-nos consigo mesmo, isto é, a humanidade estava afastada de Deus por causa dos próprios erros e pecados, mas Deus resolveu providenciar um jeito de fazer as pazes conosco, perdoando as ofensas de todos aqueles que crerem Nele, dando-lhes uma nova vida. É isso que as Escrituras nos dizem: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" 2 Coríntios 5:17-21. A oferta é maravilhosa, foi por isso que os pecadores e as prostitutas mencionadas em Mateus 21:31 não recusaram e mudaram suas vidas.

Era uma mensagem também sobre Arrependimento. Ser Cristão não é uma mera adesão à Igreja, mas consiste em passar por uma transformação que se inicia com o ouvir da mensagem de salvação, e em resposta a isso ter Arrependimento, prossegue-se para salvação e consolida-se em santificação. A fé é essencial para operar a salvação. Leia Hebreus 11:6 e Romanos 10:17. A fé possibilita a salvação ao mesmo tempo em que exige da pessoa o Arrependimento como resposta. Por isso o objeto da Fé é e tem que ser sempre Jesus. Esta fé em Jesus consiste em crer em tudo o que ele fez por nós como Redentor, assim nos apossamos da graça e somos justificados pela fé. O Arrependimento é uma resposta positiva e normalmente dolorida em relação a obra de Jesus - Atos 2:37. O Arrependimento pede batismo e com ele recebe-se o dom do Espírito Santo. E assim nasce uma comunidade transformada que transforma.

Uma nova vida que quer também novos padrões - Leia 1 Cor. 6:9-12 e Efésios 5:1-7. Uma pessoa transformada e uma comunidade transformada esperam a volta de Jesus mantendo a santificação - Leia o Capítulo 2 de Tito. 

TEM GENTE PASSANDO À SUA FRENTE, NÃO PERCA SEU LUGAR

Bem, o que isso tudo o que falamos tem a ver com o texto base desta mensagem? Nesta passagem de Mateus 21 Jesus argumentava com os escribas e fariseus (os religiosos da época) a respeito da resposta que eles davam a mensagem Salvadora inicialmente pregada por João Batista e depois por ele mesmo Jesus. No entanto a religiosidade cegava a vista (figuradamente referindo-se à falta de entendimento espiritual) daqueles homens e eles rejeitavam a Jesus. Por outro lado, os publicanos e prostitutas, que eram considerados a escória da sociedade, completamente impuros e separados de Deus, ao ouvirem a mensagem de salvação pregada por Jesus, recebiam e criam em seus corações, apegando-se à graça oferecida com todas as forças e com toda a fé. E a partir desse encontro transformador com Jesus começavam uma nova vida.

Essa é a proposta do Evangelho Transformador: um perdão restrito e gracioso. E a resposta que damos a ele é acreditar em Fé e com isso o Senhor possibilita uma nova vida, transformada e vitoriosa.

O Senhor chama a sua Igreja para viver em novidade de vida é Tempo de Restauração, transformação, é tempo de termos um testemunho de alguém que foi transformado pelo evangelho. É tempo de sermos uma Igreja transformada que transforma: Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. - 1 Pedro 3:15

Por Gerson Luiz Garcia de Lima
Pastor da Comunidade Evangélica Restauração e Vida de Curitiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre