Pular para o conteúdo principal

NÃO SAIA DO PROCESSO - ABRAÃO

Texto base: Gênesis 12:1-9

Versículo Chave: “Apareceu o Senhor a Abrão, e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra. Ali edificou Abrão um altar ao Senhor, que lhe aparecera.” (Gênesis 12:7).

Textos de apoio: Gênesis capítulos 12 ao 17, Romanos 4:17-25 e 12:2-3; Hebreus 10:19-39

“O Senhor surpreendeu Abrão com a promessa de que seria o pai de uma grande nação. Todas as famílias da terra seriam abençoadas por seu intermédio. Porém, o preço que tinha de pagar era alto. Abrão teria de abandonar a sua terra, a segurança, os arredores familiares e a prosperidade... obediência significa riscos.” Pr. Lloyd John Ogilvie

Nos capítulos seguintes de Gênesis, o Senhor aproveita tudo o que acontece a Abrão para trabalhar em sua vida para que ele e Sara estivessem prontos para a intervenção miraculosa do Senhor em suas vidas.

“Fomos programados para estar sempre na margem crescente de novas aventuras. Onde está o elemento do risco criativo em sua vida? Que faria se confiasse completamente em Deus? ” Pr. Lloyd John Ogilvie.

NA DEPENDÊNCIA DO SENHOR

Abrão recebeu uma direção a qual ele cumpriu parcialmente. Era para sair do meio de sua parentela, mas ele acabou levando seu sobrinho Ló consigo. Ele já tinha 75 anos e, quem sabe, achou que teria de incluir Ló em seu Testamento. Mas no capítulo 13 as coisas começaram a complicar.

Por que é tão difícil seguir as orientações de Deus à risca? Por que sempre pensamos num plano B?

Ao separar-se de Ló, Abrão não ficou pensando se tinha feito ou não uma boa escolha, ele foi sábio, manso e cheio de Fé. “E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.” Gênesis 13:8.  Olha que mansidão! Não quis encrenca, contenda e divisão. Seu coração era tratado. 

“Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor..” Gênesis 13:9,10. 

Ele não se preocupou com a escolha de Ló. Muito mais é a bênção do Senhor do que parece ser vantajoso, ou que encanta os olhos.

AJUSTANDO-SE AO PROJETO ORIGINAL – Leia Gênesis 13:14-18

  1. O Senhor renovou a promessa a Abrão quando ele ajustou-se à ordem original – “E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele”.
  2. O Senhor incitou a Abrão a TER UMA VISÃO AMPLIADA: “Levanta agora os teus olhos...”
  3. O Senhor acrescentou informações novas à promessa: “Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre...”. Há surpresas e bênçãos reservadas apenas para quem AVANÇA NO CAMINHO.

A PROMESSA era de Abrão por DIREITO. Agora, era necessário ele se mover e agir para TOMAR POSSE DE FATO:” Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei...”

Obedecer ao Senhor significa seguir seus rumos, para isso muitas vezes precisamos “ajustar as velas nosso barco”, ou seja, adequar nossa vida à visão que Deus tem para nós: “E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao Senhor.” Edificar uma altar ao Senhor significa que ESTAMOS MANTENDO A ADORAÇÃO AO SENHOR E RENDIDOS AO SEU SENHORIO: “... e edificou ali um altar ao Senhor.”

HONRANDO AO SENHOR

O capítulo 14 de Gênesis nos mostra um Abrão que não guardava mágoas, um homem que tinha empatia e disposição para lutar. Ele foi salvar seu sobrinho Ló. Quando ele volta vitorioso, Melquisedeque, rei e sacerdote de Salém, veio ao seu encontro com pão e vinho e o abençoou-o “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra... E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Gênesis 14:19-20. Em Hebreus lemos que Melquisedeque era uma figura de Cristo.

O rei de Sodoma fez-lhe uma proposta para dividir os despojos, mas ele não quis nada apenas que os demais que lutaram recebessem sua parte. Abrão sabia que a vitória tinha vindo do Senhor.

UMA ALIANÇA COM DEUS

Muitas vezes pensamos se fizemos bom negócio em recusarmos algumas propostas na vida: “Talvez outros teriam” aceito. Quem sabe Abrão pensou nisso depois que recusou os despojos de guerra oferecidos. Então, o Senhor lhe conforta pela decisão: “Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” Gênesis 15:1

Nossa recompensa não apenas vem do SENHOR. Nossa recompensa É O SENHOR.

Essa Palavra do Senhor, no entanto, suscitou o incômodo de Abrão: ele estava cada vez mais velho e a promessa principal do Senhor parecia ser agora IMPOSSÍVEL. E, quando novamente ele considerava novamente um plano B, dar ao servo damasceno, ELIEZER, a sua herança, o Senhor interpõe-se e diz: “Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.” Gênesis 15:4

Para que Abrão pudesse ser renovado em sua esperança e entender que não era o que sua capacidade podia fazer, mas o que o Senhor realizaria, ele precisaria novamente AMPLIAR SUA VISÃO: “Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.” Gênesis 15:5

A resposta positiva, simples e definitiva de Abrão está assim registrada: “E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.” Gênesis 15:6. A sequência do texto culmina numa aliança entre os dois ABRÃO E DEUS. Em sua rendição Abrão faz um sacrifício e até receber a resposta de Deus ele enxotava os urubus que queriam comer as carnes.

Também precisamos “enxotar” as dúvidas, os medos, os inimigos que tentam sucumbir nossa fé. Fé é ação. Os sentimentos que nos sobrevém são muitas vezes terríveis e é justamente em momentos de crise assim em que o Senhor intervém com aliança: “E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele... E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades... Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão...” Gênesis 15:12, 17 e 18.

O Calvário é uma mostra disso leia Mateus 27:45

A OBRA COMPLETA ANTES DO MILAGRE

Uma última ação antes do milagre. Deus precisava mudar o nome de Abrão. Abrão significa exaltado e Abraão significa pai de multidões. A mudança do nome aqui, diferente do que foi para Jacó, por exemplo, significa que Deus adequava Abraão à promessa. Em todas as vezes anteriores em que o Senhor falou com Abrão, o Senhor renovava a promessa original em Gênesis 12, agora, o Senhor diz a Abraão: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” Gênesis 17:1, Enfim, O Senhor tinha tudo de Abraão, incluindo o próprio Abraão.

O Senhor tem tudo de Você?

Leia Romanos 4:17-25

 Que essa Palavra abençoe seu coração.

No amor de Cristo,

Gerson L G Lima - Pastor
Comunidade Evangélica Restauração e Vida


Comentários

Unknown disse…
Glórias sejam dadas ao Senhor Jesus, nosso unico e verdadeiro DEUS e vida eterna! Ouve Israel, o Senhor nosso Deus é unico Senhor e não há outro!

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre