Pular para o conteúdo principal

LIBERTOS E PLENOS



“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” - João 8:32 acf.

“... Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” - João 10:10 acf.

É muito importante conhecer a verdade sobre o que Cristo realizou e realiza em nós, por nós e através de nós, para que possamos receber dele a vida, e vida de maneira plena a abundante; Cada verdade aprendida liberta-nos, passo a passo, para essa plenitude de vida.

Expressar Cristo neste mundo e nesta geração é nosso alvo como embaixadores que somos. É uma grande e ousada tarefa. Porém, contraditoriamente, temos visto muitos cristãos com lares derrotados, ministérios pessoais fracassados, pessoas sem vontade de congregar, relacionamentos fora da vontade de Deus, decisões equivocadas. Por que não estão vivendo o seu pleno potencial? O que as tem impedido?

Precisamos entender que ao recebermos Cristo em nossas vidas somos SALVOS esse é o primeiro passo. Mas precisamos avançar e aprendermos a nos tornar VENCEDORES.
UM CHAMADO EXIGE DESPRENDIMENTO E AÇÃO
Nosso modelo foi ABRAÃO. Do seu chamado em Gênesis 12:1-5 até o Senhor dar-lhe uma visão mais clara de sua herança (Gn. 13:14-19), exigiu obediência para seguir por fé as instruções do Senhor e desprender-se das travas (no caso Ló) que ainda o seguravam.

É possível que, mesmo após o Senhor ter-nos encontrado, de termos recebido a sua Salvação e suas gloriosas promessas, alguns de nós tenham travas que ainda os impedem de receber mais de Deus em suas vidas.

Porém, quando confrontamos e nos livramos dessas travas, o Senhor dá-nos uma visão ampla da sua promessa para nós (nosso direito e herança doados por Deus). Ele também dá a missão de “percorrermos a promessa”, ou seja, de caminharmos em fé para tomar posse e usufruir de tudo o que Ele tem preparado para nós. Fé exige ação.

Somos chamados a viver a promessa, receber a bênção e ser uma bênção. “...farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome. Sê tu uma bênção.” Gênesis 12:2

INIMIGOS E TRAVAS QUE TEMOS DE VENCER
A história da abolição da escravatura nos Estados Unidos, ilustra bem o que o inimigo tenta fazer para limitar ou anular as verdades e promessas de Deus para nós. Mesmo tendo o direito de serem livres, muitos foram os impedimentos para que os escravos vivessem a realidade de sua liberdade: DESCONHECIMENTO DA VERDADE, MÁ INTERPRETAÇÃO DA VERDADE, INCREDULIDADE NA VERDADE, INIMIGOS DA VERDADE.

Vamos abordar 3 inimigos que combatem ferozmente contra nós para nos impedir de sermos VENCEDORES, completamente LIBERTOS E PLENOS.

O primeiro deles é o MUNDO – 1º João 2:15-17 

O mundo do qual me refiro, não se trata do planeta Terra e a criação como vida BIO, mas o sistema de vida que rege a humanidade hoje.

Através de desejos carnais, ambições, orgulhos, futilidades, orgulho e independência de Deus, por exemplo, o mundo tenta nos afastar da obra de Salvação e Santificação iniciada por Deus em nós.

Como anular as investidas do mundo? Priorize seu relacionamento com Deus e o seu, Reino valorize os ensinos de Cristo. Se o Senhor estiver em prioridade e consideração por nós, não seremos atraídos pelo mundo e pelo que este oferece.

A seguir temos o segundo inimigo, SATANÁS (DIABO) -  João 10:10a  

Aliás, o significado de seu próprio nome já define sua atuação ea de de seus comandados: INIMIGO, OPOSITOR, ACUSADOR.

E é assim que ele age, dissimulando e tentando minar nossa fé. Precisamos de DISCERNIMENTO e UNÇÃO (1º Coríntios 12:120 e 1º João 2:20). Vamos ver algumas de suas ações.

NA MENTE HUMANA (2º Cor. 10:5) – Pensamentos desordenados e contrários à fé em Jesus e aos valores do Reino, induzindo a decisões equivocadas que levam a pessoa para longe de Deus.

Como anular essa ação? Ter mais intimidade com Deus, equilíbrio no pensar, escolher o que pensar. Pensamentos que não passarem no filtro de Filipenses 4:8 devem ser questionados e até mesmo rejeitados por nós.  Em 2º Cor. 10:5, Paulo ensina que devemos destruir fortalezas mentais que se levantam contra Deus e que devemos levar cativos nossos pensamentos a Cristo. E Tiago 4:7, diz que devemos primeiro estar em submissão a Deus e depois resistir ao diabo, e este fugirá de nós.

ATAQUES À SAÚDE – Mateus 4:23-24 e Lucas 4:38-41 e 13:10-16
Muitas doenças não têm explicação clínica, patológica ou psicológica. Existem enfermidades e até mesmo desgraças que são ação clara do diabo na vida de pessoas e isso até mesmo em muitas gerações.

Como anular essa ação? O dom do discernimento de espíritos é muito importante. E usar e crer na autoridade que o Senhor dá para repreender o mal e declarar a cura. Veja Mateus 9:17, 21-27.

ACUSAÇÃO DE SATANÁS NA CONSCIÊNCIA – APOCALIPSE 12:10
·       Viver sob a condenação e culpa pode enfraquecer todo o nosso ser. Se vivemos em pecado depois de ter conhecido a Deus, o próprio Senhor vai nos confrontar para nos conduzir ao arrependimento, mas a acusação do diabo é para limitar nosso crescimento e desmerecer o perdão concedido por Cristo, nos fazendo viver com nossos próprios recursos.

·         Como anular esse ataque? Firme-se em quem Deus é e o que Ele fez por você e em você. 1º Cor. 5:17 e 1º João 1:7 e 9.

ATAQUE SATÂNICO EM SEU AMBIENTE (Trabalho, casa, célula, escola...) – Mateus 8:24-25.
·         Se você vê seu ambiente ser transformado inexplicavelmente em ambiente opressivo, angustiante, que chega a dar uma “asfixia espiritual”, pesado e cheio de intrigas, isso pode ser um ataque espiritual.

·       Como anular esse ataque espiritual? Submeta-se a Deus, conte-lhe o que está sentindo, use a fé e repreenda o inimigo em nome de Jesus. Mateus 8:26 e Lucas 10:19-21.

Por fim, vamos conhecer nosso terceiro inimigo, A CARNE – Romanos 8:5-8

A carne é a velha natureza decaída, que tenta retomar o controle e impedir que avancemos em nosso crescimento como filhos de Deus.

Quando recebemos Jesus em nossas vidas, nos tornamos filhos de Deus – isso é SALVAÇÃO. Então mudanças começam em nossas vidas, Cristo liberta-nos de vícios, comportamentos e pensamentos carnais e mundanos e começamos aprender os valores do Reino de Deus – isso é CONVERSÃO

Muita coisa acontece instantaneamente, mas só são consolidadas quando permanecemos firmes na fé. Porém, nossa carne tenta parar essas mudanças. E por ter influências do mundo e até do mal, nossa carne pode ter atraído maldições que precisam ser anuladas.

Como anular a carne? Intimidade com Deus e compartilhamento com irmãos que tenham vida com Deus. Paulo aconselha: “Porém digo: Andai pelo Espírito, e não satisfareis a cobiça da carne.” e continua “Os que são de Cristo Jesus, crucificaram a carne com as suas paixões e cobiças. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” Gálatas 5:16, 24,25. Andar traz a ideia de um processo a ser seguido. É preciso encontrar frutos de mudança em nós.

Para encerrar o post, mas não o assunto, que pode ser aprofundado pelo querido leitor, lembre-se de que você está em obras (Fil. 1:6), mas não interrompa essas obras. Esse processo chama-se SANTIFICAÇÃO. Assim podemos usufruir com mais intensidade o que Cristo chama de VIDA ABUNDANTE. 

Uma vida firmada no perdão restaurador de Cristo é um grande segredo para viver acima da condenação e ser LIBERTO e PLENO. Relembre a história do Alfredo, Gláucia e do Ganso, confesse sempre a Deus e viva livre da Condenação - Acesse o meu post LIBERTOS DA CULPA!

Fique com Deus e receba a sua plenitude em sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre