Pular para o conteúdo principal

DEUS, O INÍCIO DE TUDO

Antes de começar a leitura deste texto, faça a leitura de Marcos 4:35-41 e Colossenses 1:19-20.

Versículos Chave: “Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: ‘Mestre, não te importas que morramos? ’ " Marcos 4:38

“... pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para Ele.” Colossenses 1:16


Você já teve surtos de ira, de indignação, de indiferença fingida, de revolta ou de angústia, de espanto, de abandono por situações em que você tinha uma expectativa de uma ação específica de Deus... e ela não veio? Você esperava plenitude e teve que se contentar com migalhas!

O que esperar quando nenhuma devoção sua parece empolgar a Deus? Será que Ele dorme. Será? Sl. 121:3. Ou mesmo quando você está “por cima” na vida. Emprego “ideal”, relacionamentos “perfeitos”, mas a fome interior parece ser insaciável e você não consegue se sentir saciado?

Vamos mais aprofundar essa investigação: Ou quando você vive uma contradição entre a promessa de vida abundante que Deus promete em sua Palavra com a sua vida, que mais parece ser um mero rabisco mal desenhado daquilo que você esperava ser uma pintura de Deus em sua vida?

Você sabia que Abraão passou por isso? Em Gn 12:2,3 e 7 ele recebe uma promessa de que teria descendentes... o tempo passa e o Senhor reforça a promessa em Gn 13:16... o tempo continua a passar e nada do herdeiro vir... em Gn 14:18-20, Abraão vem de uma guerra contra reinos onde Deus lhe dera vitória e então se encontra com MELQUIZEDEQUE, rei e sacerdote de Salém, que tipificava a Cristo. Apesar da vitória na guerra, das posses, e da fama, Abraão não tinha seu herdeiro e estava frustrado, frustrado de mais... tanto que em Gn 15 o Senhor tem que lhe abrir os olhos da fé, pois Abraão estava tão obcecado pela promessa de um filho que esqueceu que o herdeiro não deveria ser o motivo principal, e seu egoísmo estava cegando-o que não via mais Deus como a fonte de tudo, Deus lhe diz: “Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão." Gênesis 15:1. Esse é o ponto: TUDO COMEÇA EM DEUS

O SENHOR NÃO SE IMPORTA?

Tudo começa em Deus! Vamos ver como o Senhor aproveita situações de nosso dia a dia para que possamos retornar ao seu projeto original, o propósito pelo qual fomos criados, sermos imagem e expressão de quem Ele é. Vamos voltar àquele momento da tempestade e mar revolto naquela noite angustiante em que o barco dos discípulos e outros barquinhos passaram um aperto enorme.

Qual era a situação?  Quais eram as expectativas dos discípulos em relação a Cristo para aquele momento? Qual a reação deles quando viram Jesus dormindo confortavelmente num travesseiro na parte de trás do barco enquanto todos estavam engajados em não deixar o barco afundar?

No que eles não prestaram a atenção devida? O que o Senhor tinha dito a eles que o momento de escuridão, tormentas e ventos contrários tornaram-nos ouvintes esquecidos e negligentes?
·       
  
Jesus havia dito PASSEMOS PARA O OUTRO LADO. Eles deveriam ter entendido que se o Senhor falou está falado, não importa o que aconteça no meio do caminho. Se eles tivessem a segurança de quem era Cristo e tivessem lembrado dessa declaração inicial de Jesus, teria feito a diferença?

E você... Como é com você quando as coisas saem do controle? O que você faz quando as pressões do momento parecem submergi-lo no mar revolto dos dilemas e contradições? Você pula do barco?

Os discípulos tiveram suas dúvidas. Tiveram seu momento de não entender o agir de Deus e de até questionarem o Senhor “O SENHOR NÃO ESTÁ VENDO QUE VAMOS MORRER?”, mas eles não pularam fora do barco. 

As contradições da vida podem ser fortes, podemos até esquecer por um instante da promessa de Deus que inicialmente esclareceu nosso propósito, podemos até ser confrontados e disciplinados pelo Senhor, porém, nada vai mudar o destino final, desde que não saltemos fora do barco. Fora do barco não há esperança.

A experiência do apóstolo Paulo com um navio à deriva em Atos 27:19-31 é esclarecedora. Deus enviou um anjo com uma visão a Paulo dizendo que ninguém do navio morreria, mas Paulo disse-lhes “Se estes homens não permanecerem no navio, não podereis salvar-vos. “ Atos 27:31.

Retornando a passagem bíblica de Marcos 4, esse é apenas o ponto de partida que quero compartilhar com vocês num nível mais abrangente da vida, mais profundo. TUDO COMEÇA EM DEUS, É FEITO EM DEUS E É PARA ELE.

TUDO COMEÇA COM DEUS

Paulo diz aos Colossenses que tudo foi criado em Jesus, por Jesus e para Jesus – Col. 1:16. Quando o pecado entrou no mundo, todo o propósito parecia ter sido perdido, mas lemos em Col. 1:20, 22 e 23 que Cristo veio para RECONCILIAR todos por meio da CRUZ. Há um lugar junto a cruz para ti.

Você entende agora? Não são as circunstâncias ou os eventos ou mesmo saúde ou doença, relacionamentos ideais, sucesso ou fracasso, dinheiro ou falta dele, prestígio ou falta dele que dão o sentido à vida. Você não pode chegar ao seu propósito começando em si mesmo. Tem que começar em Deus.

Paulo diz: “A ele é que anunciamos, admoestando todos os homens e instruindo-os em toda a sabedoria, para tornar todo homem perfeito em Cristo.” Colossenses 1:28. Leia Romanos também 8:6

Portanto, ser bem sucedido é diferente de estar em seu propósito*. Por isso que muitas pessoas vão crescendo e obtendo coisas e continuam insaciados... Coisas, bens, pessoas não nos completam... Somente Deus... precisamos redescobrir os motivos de nossa conversão... nosso contentamento em Cristo, a alegria de termos sido perdoados, amados, aceitos e incluídos na família de Deus. Precisamos apaixonarmo-nos novamente por Cristo: ELE É TUDO PRA MIM... ELE É O TESOURO QUE EU TENHO GUARDADO NO PEITO... PRECIOSO É JESUS PARA MIM... CELESTE PRAZER É JESUS CONHECER.

Você decide: Vai continuar dando seus palpites agindo por si mesmo e continuar a dar “baldes” para Jesus ajudar a tirar a água do barco ou vai permitir que ele repreenda os ventos e acalme a tempestade?

A FONTE DA VIDA

Deus não é apenas o ponto de partida da vida... Ele é a fonte dela*. Ele é o manancial (fonte) da vida, em sua luz vemos a luz – Salmo 36:9

Tudo começa com um relacionamento pessoal com Cristo, isso é uma RESTAURAÇÃO DA IDENTIDADE E PROPÓSITO (Efésios 1:10-11). Precisamos largar o egoísmo (tudo é para mim, por causa de mim) e do egocentrismo (tudo gira ao redor de mim) e passarmos a orbitar o verdadeiro centro de tudo – Jesus – Romanos 11:33-36. Em Cristo nos tornamos plenos e entendemos nosso chamado, passando a compreender que nossa vida se encaixa num plano maior (por exemplo, estamos num trabalho, num círculo de amigos ou num relacionamento não apenas para suprir alguma necessidade ou desejo pessoal, aliás isso é secundário, estamos ali para um plano maior e cumprir o propósito de revelar a Cristo e seu amor, como a canção “Tem tudo a ver com Ele, Com Ele eu sei pra onde eu devo ir”

A questão não é você – é Ele! O nosso modelo (Romanos 8:29). Sucesso algum pode suplantar o propósito de vida reservado para nós. Impedimento ou contradição alguma podem anulá-lo. Tenha paz. Tudo está pago. Volte. Não pule do barco. Você foi criado para Ele.

Por Gerson Luiz Garcia de Lima
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
* citação de Rick Warren em 
Uma Vida com propósitos

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre