Pular para o conteúdo principal

EU versus EU MESMO

Comece lendo na Bíblia o Texto do livro aos Romanos Capítulo 7:15 ao 25

Versículo Chave: “Mas, graças a Deus! Isso foi feito por Jesus Cristo, nosso Senhor. Ele me libertou...” Romanos 7:25a.

A grande dificuldade que temos em nossa vida cristã é a crise de transformação da velha vida para a nova.

Somos salvos pela graça de Deus mas sabemos que o Senhor não veio anular a lei, mas sim estabelecê-la. “A Lei do Senhor é perfeita... Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.” Salmo 19:1-11

Acabamos por ter um desânimo com o desenvolver a vida cristã se vivemos num ambiente de igreja com muita religiosidade, ou baixa qualidade de ensino cristão ou ainda displicente e superficial.

O propósito desta mensagem é levar-nos a decidir pelo crescimento como cristão e encarar da maneira correta as pressões exercidas pela carne e pelo Espírito Santo.

COMO GANHAR A GUERRA QUE HÁ DENTRO DE VOCÊ?

Qual é o seu problema? Temperamento, Autodomínio, Impaciência, Pensamentos, Emoções, Preguiça, Orgulho, Egocentrismo, Medo de enfrentar a Vida, Honestidade?

Paulo abre o coração, falando da realidade de sua luta interior. O impacto inicial da conversão é muito importante, mas a continuidade é fundamental. A vida cristã é uma transformação diária pautada em nossas escolhas. Essas escolhas precisam ser tomadas na segurança de que a Salvação é Real e definitiva, baseada na obra redentora de Cristo Jesus na Cruz.

Embora não sejamos salvos pelas obras elas demonstram nossa conversão. Precisamos entender que a pressão interna pois nossa velha natureza tentará retomar o controle da vida e muitas vezes poderemos falhar e vacilar, mas precisamos confiar no amor restaurador do Senhor. Tem que estar claro dentro de nós que temos prazer na lei de Deus, em fazer o que é correto (Rom. 7:22).

Assim, quando eventualmente errarmos, não desistiremos de nós mesmos, mas nos reergueremos confiados no que Cristo fez por nós e sabendo que não aceitamos essa condição em nossa vida.

VIVER PARA DEUS OU DIRIGIR NOSSA PRÓPRIA VIDA?

Leia Romanos 8:1-5, 12-17

Paulo deixa claro “aqueles que se deixam controlar por sua natureza inferior, vivem apenas para agradar a si próprios; mas aqueles que seguem o Espírito Santo, constatam que fazem as coisas que agradam a Deus." (Rom. 8:5)

A proposta da vida cristã é que não temos que nos entregar aos velhos hábitos e costumes mas que podemos, com a ajuda do Espírito Santo, participar da herança de filhos de Deus, e assim vencermos os padrões pecaminosos que nos pressionam. (Rom. 8:12-17).

A VIDA NO ESPÍRITO, UMA ESCOLHA

Leia Gálatas 5:16-25 e Atos 1:8 e 2:47.

Sem o Espírito Santo nossas escolhas seriam sempre mais inclinadas para a nossa natureza pecaminosa, pois os padrões já estariam “automatizados” em nós. Por isso o recebimento do Espírito Santo e a exposição aos princípios da Palavra de Deus, nos dá o poder de quebrar as obras da carne e nos transforma em verdadeiras testemunhas do Evangelho.

A partir daí o Espírito Santo, entra na batalha a a guerra fica Eu Velho versus Espírito, ou seja, Deus, através do seu Espírito Santo, se torna nosso ajudador, paracleto (chamado para estar junto), nosso intercessor, e assim temos condição de mudar hábitos, restabelecer padrões de acordo com a Palavra de Deus. A vida cristã, porém, não suprime a velha vida, mas oferece uma escolha: Viver pelo Espírito Santo uma novidade de vida ou viver nos padrões da carne (nossa natureza decaída). Quem apoiaremos?

No início da Igreja registrada em Atos o Senhor fala que a descida do Espírito Santo daria o poder que os transformaria em testemunhas (Atos 1:8). Em Atos 2:47 somos informados que eles caíram na simpatia do povo e isso fez com que o Senhor agregasse à Igreja os que iam sendo salvos. O exemplo de uma vida salva pelo Senhor, com verdadeiro arrependimento e transformada pelo Espírito inspirou as pessoas a conhecer o Senhor.

Escolher de maneira coerente entre as obras da carne e o fruto do Espírito Santo é o que Paulo apresenta em Gálatas 5:16-25. É admitido que temos de enfrentar uma pressão diária. Uma escolha diária. Contudo, basta seguirmos a liderança do Espírito Santo para vencermos.

Se você está perdendo a guerra interna para sua carne (sua natureza pecaminosa), você precisa reconhecer e fazer como o Filho pródigo, dar o primeiro passo e decidir recomeçar (Lucas 15:17-18). Mas a boa notícia é que nós não recomeçamos a partir do zero. Nosso recomeço é com o status de filhos. Tem roupa nova e limpa, sapatos, anel da família, tem bezerro cevado. (Lucas 15:18-24)

O mundo, a igreja, os céus esperam sua manifestação como filho de Deus. Agora é a hora. Nessa luta entre EU versus EU MESMO, o Espírito Santo quer lutar ao nosso lado contra a natureza decaída que insiste contra nós. Por isso não esqueça AQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO NOVA CRIATURA É, AS COISAS VELHAS JÁ PASSARAM E TUDO SE FEZ NOVO - 2º Cor. 5:17.

Texto de Gerson Luiz G Lima - Pastor
Comunidade Evangélica Restauração e Vida
Baseada no livro Como Ser Cristão sem ser religioso, capítulo 6, 
de Fritz Rideneur, Editora Mundo cristão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Conectando-se com Deus para Este Tempo

Hoje vamos mergulhar nas páginas do livro de Êxodo, especificamente no capítulo 3, onde uma narrativa extraordinária revela a comunhão entre Deus e Moisés. O versículo chave ressoa com uma verdade poderosa: "Disse Deus a Moisés: 'Eu sou o que sou'" (Êxodo 3:14). Uma declaração que transcende o tempo, nos lembrando da constância do Senhor em nossas vidas. Ao refletirmos sobre as histórias de homens e mulheres notáveis da Bíblia, como Moisés, Abraão, e Ester, aspiramos viver as intensas jornadas de fé que eles experimentaram. Contudo, é crucial lembrar que por trás de alguns versículos bíblicos, estende-se um longo e significativo período de tempo. O que garantiu o cumprimento de seus chamados foi a conexão diária com Deus, permitindo-se serem moldados e preparados para o tempo certo. A história de Moisés, desde sua exaltação no palácio até seu humilde papel como pastor de ovelhas em Midiã, destaca-se como uma inspiração. Moisés rompeu com seu Egito, submeteu-se ao trat