Pular para o conteúdo principal

ELE ESTÁ VIVO


ONDE ESTÁ NOSSA ESPERANÇA?

Texto Base: Lucas 24:1-2

Versículo Chave: "Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! ” Lucas 24:5b e 6a.

A Páscoa tem um significado muito especial na teologia cristã-judaica. Para os judeus a páscoa foi instituída quando os hebreus ainda estavam no Egito, como símbolo da libertação da escravidão. O ato simbólico envolvia a morte literal de um cordeiro. Foi preparada uma refeição noturna (ceia), com o cordeiro assado e ervas amargas. O sangue deveria ser espargido nos umbrais e vigas da porta da casa a fim de ser um sinal para que o anjo da morte não passasse lá. Para os cristãos a Páscoa representa a consumação do plano de Deus para a Salvação de todo aquele que crê. Paulo diz que Cristo é a nossa páscoa (passagem, do hebraico). Nossa saída do mundo e entrada no reino de Deus.

Uma canção do grupo Vencedores por Cristo, dos anos 80, retrata exatamente o propósito da vinda de Jesus: “E Deus criou o homem sim, Para o louvor da sua glória. Mas esse homem preferiu Não dar louvor a sua glória. Por isso Deus mandou Jesus Pra consertar a sua história. Vamos cantar e aprender O que Deus fez pra sua glória. Jesus sofreu pra nos salvar, Para o louvor da sua glória. Jesus morreu pra nos salvar, Para o louvor da sua glória. Ressuscitou pra nos salvar, Para o louvor da sua glória. E vivo está pra receber, Nosso louvor pra sua glória”.

Nossa esperança está agora na volta do Senhor: “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. para levar para si um povo todo seu e zeloso de boas obras.” Tito 2:13-14.

Vamos examinar os pontos que embasam nossa esperança.

A FONTE DE NOSSA ESPERANÇA

Jesus é a Esperança de toda a humanidade. Basta alguém recebe-lo para ser chamado filho de Deus. Desde o momento em que o aceitamos nossa Esperança se renova Nele em toda e qualquer situação.
  • João 8:12 - Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida.
  • Salmos 62:5 – Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
  • Romanos 15:13 - Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
  • 1 Pedro 1:21 – Que por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de modo que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

ESPERANÇA EM MEIO AO SOFRIMENTO

A Esperança não desaponta. Mesmo em meio a sofrimentos Nele encontramos guarita.
  • Mateus 11:28 – Vinde a Mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.
  • 2 Coríntios 4:17 – Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória.
  • Isaías 41:10 – Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
  • 1 Pedro 5:7 – ... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

ESPERANÇA PARA O FUTURO

Enquanto a Esperança aponta para o futuro, a fé aponta para o presente. A Esperança, contudo, é que alimenta nossa fé. E a Fé garante nosso caminho para alcançar a Esperança. Quando algo que se esperava se cumpre, não há necessidade mais de esperar, mas tomar posse.
  • Romanos 8:24-25 – Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
  • Romanos 5:5 – E a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (A segurança para perseverar vem do Espírito Santo)
  • 2 Coríntios 4:18 – Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas.
  • Jeremias 29:11 – Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
  • Romanos 8:18 – Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
  • 2 Pedro 3:13 – Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.
  • Apocalipse 21:4 – Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

ESPERANÇA PARA A VIDA ETERNA

A morte de Jesus frustrou os discípulos que esperavam um Messias de resgate político, temporal, e exclusivo para Israel, mesmo depois da ressurreição queriam algo assim, mas o projeto de Deus era muito mais abrangente.
  • João 3:16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
  • João 4:14 – Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna
  • Mateus 19:29 – E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
  • João 6:40 – Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê Nele, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei

ESPERANÇA PELO RETORNO DO SENHOR

Completada a obra da redenção aqui, o Senhor prepara os eventos que nos levarão a viver gloriosamente a vida plena e eterna prometidas.
  • João 14:3 – E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para Mim Mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.
  • Hebreus 9:28 – Assim também Cristo, oferecendo-Se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação.
  • Filipenses 3:20 – Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.
  • Apocalipse 22:20 – Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus.
  • Tito 2:13 – Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.
  • 2 Pedro 3:13-14 – Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. Pelo que, amados, como estais aguardando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensível em paz.
Por fim, Paulo diz: “E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados. Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos” 1 Coríntios 15:17-20.

"Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! ” Lucas 24:5b e 6a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre