Pular para o conteúdo principal

PELO NOVO E VIVO CAMINHO


Texto Base: Hebreus 10:19-39

Versículo Chave: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne...” Heb. 10:19,20


Em tempos difíceis como os que estamos passando, nossa fé precisa ainda mais estar firmada nas verdades da Palavra de Deus. Não podemos deixar a chama se apagar. Precisamos refrigerar nossa alma com a bendita e santa Palavra de Deus e entendermos que nossa pátria não está aqui. Está no Céu onde aguardamos a bem aventurada esperança e o aparecimento na glória do nosso Grande Deus e Salvador Jesus Cristo.

Esta mensagem tem por objetivo despertar a cada um de nós para mantermos ativa a Fé que de uma vez por todas foi dada aos santos Judas 1:1-4, Romanos 13:11, Efésios 5:14.

Não deixe passar o momento da fé. Não permita se esfriar. Não deixe que as verdades da Fé e Salvação em Jesus se percam para você, pois o dia em que o cristão não se emocionar mais com a sua fé, então para ele terá sido o fim.
 

A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO

Leia Gênesis 2:7-10. 

Biblicamente o homem tem corpo, alma e espírito. Mas, depois que o homem caiu no pecado, ele foi destituído da glória de Deus. No planeta Terra o lugar onde o homem se encontrava com Deus era no Éden. Sua vida, seus recursos, sua comunhão acontecia ali. Um rio brotava do Éden. Éden se traduz por JARDIM DE DELÍCIAS. Era o lugar onde Deus se manifestava. Fazendo uma analogia do Éden e a Terra toda com a parte mais íntima do homem, o espírito é o lugar onde Deus mantinha comunhão plena com o homem e manifestava toda a sua ao homem que criara.

Aproveitando essa alegoria, um rio saia do Éden para regar o Jardim. Lemos em Salmos 46:4-5 que Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, Lugar santo dos tabernáculos do Altíssimo. Deus está no meio dela...” Salmos 46:4-5. Mais tarde, Jesus fala em João 4:14 “mas quem beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede; pelo contrário a água que eu lhe der, virá a ser nele uma fonte de água que mana para a vida eterna”. E em João 4:23-24 “Mas a hora vem e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e é necessário que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade.”

No livro de Gênesis 3 relata a queda do homem. Basicamente foi uma decisão de viver pelo fruto da ÁRVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E MAL ao invés de viver pelo fruto da ÁRVORE DA VIDA. Isso indica independência de Deus, querer ser o seu próprio deus. Essa é a motivação do mundo hoje: uma vida independente de Deus, tomando suas decisões por seus próprios recursos e não pelos de Deus. O Senhor Deus havia dito, que no dia em que comessem do fruto da árvore do bem e do mal ele morreriam. E assim foi. Começou pela morte espiritual e após a saída do Éden, o declínio físico e morte física.

Quando Adão e Eva foram expulsos do paraíso lemos que o Senhor: “Assim expulsou ao homem; e ao oriente do jardim do Éden pôs os querubins e o chamejar de uma espada que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.” Gênesis 3:24.

Não havia mais comunhão com Deus na viração do dia, não havia mais comunhão com Deus no espírito. Adão e Eva estavam mortos espiritualmente. Paulo ensina em Romanos 5:12, sobre o impacto disso na humanidade: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, visto que todos pecaram”. Romanos 5:12. Em Gênesis 5:1 lemos que Adão foi criado à imagem de Deus, porém, no versículo 3, Adão, já fora do paraíso, e já morto espiritualmente, gerou filhos às sua imagem e semelhança, não mais na semelhança de Deus.

A SOLUÇÃO DE DEUS

Por isso, Jesus veio ao mundo, para dar ao homem um caminho de retorno: “Pois assim amou Deus ao mundo, que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16 (veja do 14 ao 21).

Sem Jesus não a Salvação (Atos 4:12). A verdadeira vida, começa quando temos comunhão com Deus em espírito e em verdade, e isso só pode acontecer se o homem nascer de novo. Foi isso que jesus disse a Nicodemos em João 3:3-8. “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. João 3:5.

O novo nascimento é um ato de amor e graça de Deus por nós, veja Efésios 2:1-5 e compare com o que falamos sobre Gênesis 3. Em Genesis 3 o homem morreu espiritualmente mas estava vivo fisicamente, mas em Efésios 2 o Senhor possibilita à humanidade ser ressuscitada no espírito pela graça mediante a Fé. Esse é o NOVO E VIVO CAMINHO do qual o escritor de Hebreus fala no nosso texto base. João fala isso em 1º João 1:1-4.

Jesus disse: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”. João 11:25. Essa é uma verdade para o futuro na ressurreição dos mortos fisicamente para receberem um novo corpo e viverem eternamente mas também fala da obra de Jesus na ressurreição de nosso espírito e restauração de nossa comunhão com Deus (reabertura do acesso ao Pai), é por isso que precisamos ousar crer nessa palavra.

ESCOLHENDO VIVER NA DEPENDÊNCIA DE DEUS.

O homem carnal não entende as coisas do Espírito de Deus, pois elas se compreendem espiritualmente (1º Coríntios 2:9-16). E por isso, quando nascemos de novo, começa uma luta entre nossas duas naturezas conforme lemos em Gálatas 5:16-17: “Porém digo: Andai pelo Espírito, e não satisfareis a cobiça da carne. Pois a carne luta contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque estes são opostos um ao outro; de sorte que não façais as coisas que quereis.”

Há duas escolhas: viver pelos frutos da ÁRVORE DO BEM E DO MAL (INDEPENDENTE DE DEUS) ou pela vida de Deus, pela água da Vida de Deus pelo fruto da ÁRVORE DA VIDA (DEPENDÊNCIA DE DEUS).

No cenário final em Apocalipse 21 e 22 lemos sobre a restauração de tudo, a cidade de Deus descendo do céu, o tabernáculo de Deus, o lugar onde Deus se manifestará novamente ao seu povo.

“Ouvi uma grande voz, vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus está com os homens e ele habitará com eles; eles serão o seu povo e Deus mesmo estará com eles, e enxugará toda a lágrima dos olhos deles. Não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas”. Apocalipse 21:3,4,.

“Mostrou-me um rio da água da vida, resplandecente como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua rua, e de um e de outro lado do rio, achava-se a árvore da vida, que dava doze frutos, produzindo em cada mês o seu fruto; e as folhas da árvore servem para a cura das nações. Não haverá jamais maldição. O trono de Deus e do Cordeiro estará nela, e os seus servos o servirão, e verão a sua face; e o seu nome estará nas testas deles. Não haverá mais noite; nem precisam mais da luz da candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus os iluminará, e eles reinarão pelos séculos dos séculos”. Apocalipse 22:1-5

Você notou que o ambiente do Éden foi restaurado? Sem morte, sem lágrimas de dor, sem dor, sem maldição. Comunhão com Deus, Deus sempre presente. O rio da água da vida, A árvore da Vida e seus frutos.

O NOVO E VIVO CAMINHO NOS CONDUZ À VIDA PLENA

Paulo disse “a saber, que Deus em Cristo estava reconciliando o mundo consigo, não lhes imputando as suas transgressões, e tendo confiado a nós a palavra da reconciliação”. 2 Coríntios 5:19

Sim, tudo foi possível porque Jesus pelo “novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne” nos resgatou para VIDA PLENA.

Por Gerson Luiz G de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre