Pular para o conteúdo principal

ORANDO COMO NEEMIAS OROU


Texto Base Neemias 1:1 a 2:1

Versículo Chave: “Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.” Neemias 1.4

Leituras de Apoio: Todo o livro de Neemias, Ester e Esdras.

Neemias foi copeiro do rei persa Artaxerxes I (Artaxerexes Longimanus), que era filho do Rei XERXES, também chamado de Assuero, que foi esposo da rainha Ester. Neemias foi nomeado governador de Jerusalém responsável por reconstruir os muros da cidade.

Neemias foi o último reformador de Jerusalém do período pós exílio. Israel era constituída por 12 tribos mais a tribo sacerdotal de Levi. Sob o desastroso reinado de Roboão (975-958 a.C), houve a divisão em dois reinos, o do sul – reino de Judá (tribos de Judá e Benjamim) e do norte – o reino de Israel. Depois da divisão o reino de Israel foi levado cativo para a Assíria em 722 a.C. e devido à mistura com outros povos a denominação SAMARITANOS (referência à capital Samaria), passou ser um estigma pelos judeus como um povo não puro.

Em 586 a.C., o reino de Judá também foi derrotado e tornado cativo pela Babilônia. Houve pelo menos quatro fases distintas nesse período de pós exílio. O primeiro foi com Zorobabel (536 a 516 a.C.), governador que liderou o retorno de um primeiro grupo de judeus para Jerusalém e sua principal obra foi a RECONSTRUÇÃO do TEMPLO. Veja Esdras, Ageu e Zacarias. O segundo momento passa pela ação da rainha Radassa (Ester) e de seu tio Mardoqueu junto ao rei Assuero (516 a 458 a.C.), na preservação dos judeus e seus costumes. O terceiro com Esdras (458 a 444 a.C) num segundo retorno de judeus para suas terras, e a principal ação de Esdras foi uma REFORMA ESPIRITUAL, um retorno aos princípios da Lei mosaica, que continuou na “quarta fase” liderada por Neemias (444 a 425 a.C.), cuja as principais ações foram RECONSTRUÇÃO DOS MUROS DE JERUSALÉM (Nee. A 6), O GRANDE AVIVAMENTO e as REFORMAS RELIGIOSAS E CIVIS (Neemias 7 a 13).

Nessa mensagem, todavia, não falaremos tanto do líder, administrador, estrategista ou de outros atributos de Neemias, mas do homem que tanto fazia por ter um estilo de vida piedoso, decidido e, principalmente, de oração.

UM CONSOLADO CONSOLADOR

O significado do nome Neemias é “Confortador dado por Deus” ou “aquele que conforta” ou “Jeová conforta” ou ainda “confortado/consolado por Deus”. Lembro do legado que o Senhor deu a Abraão “EU TE ABENÇOAREI, SÊ TU UMA BÊNÇÃO”. Ser confortado ou consolado é ser amparado, sustentado, fortalecido. Neemias tanto foi consolado por Deus como um consolador de Deus para o povo. Que Maravilha de legado esse.

Neemias era um judeu que nasceu no exílio, durante o cativeiro na Babilônia. A inferência de ser um copeiro do rei significa muito mais do que se imagina. Era equivalente a um cargo do alto escalão e da mais alta confiança.

Neemias era um homem de Visão, Oração e Ação. Um diplomata (alguém de representa sua nação, negocia acordos sem comprometer os valores de sua nação e cuida dos interesses desta sempre prestando contas ao seu governo), interessado pelo sofrimento alheio, excelente administrador estrategista, capacitado e capacitador, um líder realizador.

John Maxwell diz que Neemias via o que outros não viam, via além do que os outros viam, via mais do que os outros viam e via antes do que os outros viam.
 

UMA VIDA DE ORAÇÃO

Neemias não viveu sob milagres ou intervenções espetaculares como Moisés, Davi, ou mesmo com curas e ressureição de mortos, mas basta uma leitura interessada para perceber que a forte mão de Deus estava agindo em resposta a uma vida consistente de Oração.

E como uma pessoa de oração que era, Neemias era, por consequência, uma pessoa cujo coração batia na mesma frequência do Coração de Deus. E é impossível alguém de oração não se importar com a injustiça, o pecado, a miséria do seu semelhante.

Uma vida de oração traz ao coração uma constante paz, confiança, visão e perseverança aliados a um grande poder de resiliência que gera a capacidade de adaptação mesmo após ser tirada de sua zona de conforto. Neemias mantinha sua postura mesmo após passar por adversidades, e de cabeça erguida enfrentava seus desafios e objetivos. Mostrou grande capacidade de observar as necessidades e elaborar planos para trazer soluções. Era empático e pró ativo, flexível e sabia discernir as pessoas. Tudo isso são frutos que uma vida serena de oração pode proporcionar.

Você pode examinar que a oração não era um “acidente” na vida de Neemias, era seu estilo de vida: Neemias 1:4-5; 2:4 a 8, 12 e 20; 4:4, 9 e 15; 5:13, 17 e 19; 6:9,12,14 e 16; 7:5; 8:6; 9:3-7 e 32; 10; 13:14 e 22.
 

IMPACTADO

Foi com esse interesse peculiar de alguém que ora que ele pergunta a Hanani, seu irmão, e a outros que tinham chegado à Susã (capital persa na região do Elão) como estava o povo que tinha ficado em Judá e sobre Jerusalém. Note seu interesse antecipado: não foi Hanani que começou a conversa, foi Neemias.

O relatório foi terrível e impactou profundamente a Neemias (vs 3 e 4): “3E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.
ORANDO COM SABEDORIA E HONESTIDADE (vs. 5-11)
  • Reconhecimento da grandeza, santidade e caráter justo de Deus
  • Confissão de pecados
  • Recordação do pacto entre Deus e o seu povo (veja 2 Crônicas 7:8-22)
  • Lembrança de que eles eram servos e povo de Deus: 1º Reis 8:52 e 2º Crô. 6, Sal. 100
  • Objetividade: apresentou a Deus com clareza o que ele já planejava no coração: pedir autorização a Artaxerxes para conduzir as reformas em Judá.
  • Perseverança: Começou no mês de QUISLEU e foi até o mês de NISAN (4 meses em oração diretiva).

POR FIM: O QUE A ORAÇÃO FAZ EM NÓS

  • Nos coloca dentro do problema: não é possível orar sem se importar;
  • Tira o ativismo e traz quietude;
  • Anula a ansiedade, ensinando-nos a esperar e ouvir a Deus em tudo;
  • Ouvir a Deus nos leva a agir, fazendo o que realmente precisa ser feito;
  • Incentiva a realizar a obra sem desespero e enfrentar os desafios na confiança de Deus nos ajudará em tudo.
Deus nos chama para uma vida de relacionamento com Ele. Isso não acontece do nada. Se constrói: “... mas o povo que conhece o seu Deus se tornará forte e fará proezas”. Daniel 11:32b. Se você ainda não tem uma vida consistente com Deus ou a interrompeu, hoje pode ser o primeiro passo de uma jornada venturosa e graciosa de vitória e transformação.

Por Gerson Luiz G Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre