Texto Base Neemias 1:1 a 2:1
Versículo Chave: “Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.” Neemias 1.4
Leituras de Apoio: Todo o livro de Neemias, Ester e Esdras.
Neemias foi copeiro do rei persa Artaxerxes I (Artaxerexes Longimanus), que era filho do Rei XERXES, também chamado de Assuero, que foi esposo da rainha Ester. Neemias foi nomeado governador de Jerusalém responsável por reconstruir os muros da cidade.
Neemias foi o último reformador de Jerusalém do período pós exílio. Israel era constituída por 12 tribos mais a tribo sacerdotal de Levi. Sob o desastroso reinado de Roboão (975-958 a.C), houve a divisão em dois reinos, o do sul – reino de Judá (tribos de Judá e Benjamim) e do norte – o reino de Israel. Depois da divisão o reino de Israel foi levado cativo para a Assíria em 722 a.C. e devido à mistura com outros povos a denominação SAMARITANOS (referência à capital Samaria), passou ser um estigma pelos judeus como um povo não puro.
Em 586 a.C., o reino de Judá também foi derrotado e tornado cativo pela Babilônia. Houve pelo menos quatro fases distintas nesse período de pós exílio. O primeiro foi com Zorobabel (536 a 516 a.C.), governador que liderou o retorno de um primeiro grupo de judeus para Jerusalém e sua principal obra foi a RECONSTRUÇÃO do TEMPLO. Veja Esdras, Ageu e Zacarias. O segundo momento passa pela ação da rainha Radassa (Ester) e de seu tio Mardoqueu junto ao rei Assuero (516 a 458 a.C.), na preservação dos judeus e seus costumes. O terceiro com Esdras (458 a 444 a.C) num segundo retorno de judeus para suas terras, e a principal ação de Esdras foi uma REFORMA ESPIRITUAL, um retorno aos princípios da Lei mosaica, que continuou na “quarta fase” liderada por Neemias (444 a 425 a.C.), cuja as principais ações foram RECONSTRUÇÃO DOS MUROS DE JERUSALÉM (Nee. A 6), O GRANDE AVIVAMENTO e as REFORMAS RELIGIOSAS E CIVIS (Neemias 7 a 13).
Nessa mensagem, todavia, não falaremos tanto do líder, administrador, estrategista ou de outros atributos de Neemias, mas do homem que tanto fazia por ter um estilo de vida piedoso, decidido e, principalmente, de oração.
UM CONSOLADO CONSOLADOR
O significado do nome Neemias é “Confortador dado por Deus” ou “aquele que conforta” ou “Jeová conforta” ou ainda “confortado/consolado por Deus”. Lembro do legado que o Senhor deu a Abraão “EU TE ABENÇOAREI, SÊ TU UMA BÊNÇÃO”. Ser confortado ou consolado é ser amparado, sustentado, fortalecido. Neemias tanto foi consolado por Deus como um consolador de Deus para o povo. Que Maravilha de legado esse.Neemias era um judeu que nasceu no exílio, durante o cativeiro na Babilônia. A inferência de ser um copeiro do rei significa muito mais do que se imagina. Era equivalente a um cargo do alto escalão e da mais alta confiança.
Neemias era um homem de Visão, Oração e Ação. Um diplomata (alguém de representa sua nação, negocia acordos sem comprometer os valores de sua nação e cuida dos interesses desta sempre prestando contas ao seu governo), interessado pelo sofrimento alheio, excelente administrador estrategista, capacitado e capacitador, um líder realizador.
John Maxwell diz que Neemias via o que outros não viam, via além do que os outros viam, via mais do que os outros viam e via antes do que os outros viam.
UMA VIDA DE ORAÇÃO
Neemias não viveu sob milagres ou intervenções espetaculares como Moisés, Davi, ou mesmo com curas e ressureição de mortos, mas basta uma leitura interessada para perceber que a forte mão de Deus estava agindo em resposta a uma vida consistente de Oração.E como uma pessoa de oração que era, Neemias era, por consequência, uma pessoa cujo coração batia na mesma frequência do Coração de Deus. E é impossível alguém de oração não se importar com a injustiça, o pecado, a miséria do seu semelhante.
Uma vida de oração traz ao coração uma constante paz, confiança, visão e perseverança aliados a um grande poder de resiliência que gera a capacidade de adaptação mesmo após ser tirada de sua zona de conforto. Neemias mantinha sua postura mesmo após passar por adversidades, e de cabeça erguida enfrentava seus desafios e objetivos. Mostrou grande capacidade de observar as necessidades e elaborar planos para trazer soluções. Era empático e pró ativo, flexível e sabia discernir as pessoas. Tudo isso são frutos que uma vida serena de oração pode proporcionar.
Você pode examinar que a oração não era um “acidente” na vida de Neemias, era seu estilo de vida: Neemias 1:4-5; 2:4 a 8, 12 e 20; 4:4, 9 e 15; 5:13, 17 e 19; 6:9,12,14 e 16; 7:5; 8:6; 9:3-7 e 32; 10; 13:14 e 22.
IMPACTADO
Foi com esse interesse peculiar de alguém que ora que ele pergunta a Hanani, seu irmão, e a outros que tinham chegado à Susã (capital persa na região do Elão) como estava o povo que tinha ficado em Judá e sobre Jerusalém. Note seu interesse antecipado: não foi Hanani que começou a conversa, foi Neemias.O relatório foi terrível e impactou profundamente a Neemias (vs 3 e 4): “3E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.
ORANDO COM SABEDORIA E HONESTIDADE (vs. 5-11)
- Reconhecimento da grandeza, santidade e caráter justo de Deus
- Confissão de pecados
- Recordação do pacto entre Deus e o seu povo (veja 2 Crônicas 7:8-22)
- Lembrança de que eles eram servos e povo de Deus: 1º Reis 8:52 e 2º Crô. 6, Sal. 100
- Objetividade: apresentou a Deus com clareza o que ele já planejava no coração: pedir autorização a Artaxerxes para conduzir as reformas em Judá.
- Perseverança: Começou no mês de QUISLEU e foi até o mês de NISAN (4 meses em oração diretiva).
POR FIM: O QUE A ORAÇÃO FAZ EM NÓS
- Nos coloca dentro do problema: não é possível orar sem se importar;
- Tira o ativismo e traz quietude;
- Anula a ansiedade, ensinando-nos a esperar e ouvir a Deus em tudo;
- Ouvir a Deus nos leva a agir, fazendo o que realmente precisa ser feito;
- Incentiva a realizar a obra sem desespero e enfrentar os desafios na confiança de Deus nos ajudará em tudo.
Por Gerson Luiz G Lima
Comentários