Pular para o conteúdo principal

AVIVAMENTO DE DENTRO PARA FORA



Graça e paz queridos, 

Nessa postagem vou falar sobre o Avivamento em Judá sobre o reinado do Rei Josias. Foi o último antes do completo juízo de Deus sobre a nação. Leia os capítulos 22 e 23 de 2º Reis. Não é uma abordagem teológica mas uma reflexão para nós, a igreja desse momento de pandemia. Espero que seja uma bênção para você.
“E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda”. 2 Reis 22:2
TEMPOS REVELADORES

Estava refletindo sobre o porquê perdemos a relevância como igreja ao longo do tempo. Como um cientista procurando o "elo perdido". Fiz essa analogia e questionei: qual geração foi o elo perdido entre as outras passadas. Obviamente, não foi uma única geração. Mas em cada geração perdeu-se algo.

Do que você sabe da Igreja, qual ou quais são os elos perdidos da igreja de hoje com a dos tempos apostólicos? O que você acha que se perdeu ao longo dos tempos? O que se distorceu? O que permaneceu de bom?

Toda essa delicada transmissão da verdade salvadora de Cristo Jesus foi confiada a homens e mulheres fiéis para que cada geração comunicasse a outra, e assim sucessivamente. Para esse importante encargo, Deus escolheu vasos de barro (frágeis). Por que? Para que a graça pudesse indicar que a verdade e o amor estão em Cristo, Ele é a perfeição. “Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para demonstrar que este poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós mesmos” 2º Cor. 4:7. Leia também 2º Timóteo 2:2 e Sl 145:4.

“Portanto, todas as pessoas devem nos considerar servos de Cristo encarregados dos mistérios de Deus. Além disso, o que se requer de todos aqueles que têm essa responsabilidade é que vivam fielmente”. 1º Cor. 4:1-2.
 
CARENTES DO DESPERTAR DE DEUS

No AT de tanto perder, houve um tempo em que de tanto ir perdendo um pouco modificando e adaptando outro pouco que chegou na geração do Rei Josias, esse mais elementar, que somente uma intervenção de Deus no homem, operando, literalmente, o querer e o efetuar, que chegou a renovação e um avivamento.

O profeta Habacuque, que profetizou no tempo do rei Joaquim, filho de Josias disse : ” Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”. Habacuque 3:2 Esse versículo na tradução King James está assim: “Ó Yahweh, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SENHOR! Realiza de novo, em nossos dias, as mesmas obras maravilhosas que fizeste no passado; faze-as conhecidas por todos também em nossa época; ainda que estejas irado, lembra-te da tua imensa misericórdia”!

JOSIAS E O TEMPO DE CONSERTAR AS COISAS

Josias foi o 16º rei de Judá (641-609 aC), foi um rei que que fez grandes reformas e consertos do povo com Deus. Josias tornou-se rei de Judá com a idade de oito anos, após o assassinato de seu pai, o rei Amom, e reinou por 31 anos. Ele também é um dos reis mencionados na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus.

A Bíblia diz que “E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal”. 2 Reis 23:25

Josias foi constrangido pelo favor de Deus e buscou a presença de Deus e a restauração do templo e sacerdócio. Então os sacerdotes acharam perdida dentro do templo a lei do Senhor. Ele pediu para que lessem perante ele. E ele rasgou suas vestes e começou atos públicos convocando a nação para voltar a Deus. E que se destruísse os altares e postes ídolos.

Guarde isso. O rei Josias e a nação de Israel buscavam fora o que só encontrariam no mais íntimo - no templo. A lei do Senhor já havia sido dada, mas estava esquecida no interior do templo. E, como disse precisamente Jeremias, o povo cometeu duas maldades: 
            1. ao Senhor Deus deixaram, a fonte das águas vivas e 
            2. Cavaram para si cisternas rotas que não retém as águas. Começaram a viver por seus recursos e a olhar para os deuses de outras nações. (jeremias 2 :13 e 14:3)

Toda vez que se olha as aparências, superficialmente, as pessoas tomam decisões errôneas e descambam para o caminho largo.

REFERÊNCIAS E INFLUÊNCIAS

Foi necessário um menino de 8 anos, Josias, cuja a mãe se chamava JEDIDA que quer dizer AMADA tal como o Senhor chamou Salomão de JEDIDIAS (Muito Amado) em afirmação a Davi, que também significa AMADO. A avó de Josias era ADAÍAS cujo nome significa AGRADÁVEL AO SENHOR. E, não por mera coincidência, a Bíblia registra que Adaías era da região de BOZCATE que significa ALTURA ROCHOSA ou lugar rochoso. Que interessante. Deus sempre é referido como sendo ROCHA DE ISRAEL e COMO O ALTÍSSIMO.

O salmista num momento de reflexão e gratidão declama "Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu." Salmo 61:2.

Esse era o momento de Josias. Perdera o pai cedo, assassinado por oficiais do reino. O rei Amom morreu com apenas 24 anos, mas a Bíblia diz que ele fez aquilo que o Senhor reprova.

Josias, cujo nome significa curado por Jeová ou jeová cura, provavelmente foi instruído por uma mãe e avó piedosas, pois acabou fazendo o que Senhor aprovava e andando no exemplo de seu antepassado, o Rei Davi. Muito nos lembra da referência que Paulo faz de Timóteo, sua avó Loide e sua mãe Eunice em Atos 16.

Aqui vemos que os referenciais de vida são importantes. Jedida, e provavelmente Adaías também, o ensinaram a buscar a "Rocha mais alta" aquele que é "o Rochedo de Israel" - o Senhor Deus. No exemplo de Davi, um homem que se tornara segundo o coração de Deus. Quem Influencia você? A quem você exerce Influência?

Provavelmente, durante seus primeiros anos de mandato provavelmente foi tutelado pelo sacerdote Hilquias. O nome Hilquias significa O SENHOR É A MINHA PORÇÃO. Davi disse "Senhor, tu és a minha porção e o meu cálice; és tu que garantes o meu futuro". Sl 16:5.

Tudo estava bem, mas apenas com Josias. A nação não vivia na mesma sintonia dele e daqueles que o cercavam.

REPARANDO OS ESTRAGOS

 No 18° ano de seu reinado Josias, que tinha um zelo pela Casa de Deus, pelo Templo, estava empreendendo uma reforma e os profissionais que ali trabalhavam tinham a missão de REPARAR OS ESTRAGOS DA CASA.

Nessas reformas sempre se acham coisas perdidas "Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do Senhor. Hilquias entregou o livro a Safã, e este o leu". 2 Reis 22:8. A partir desse momento iniciou-se algo que não ficou apenas no templo ou só na vida de Josias. O impacto da Palavra de Deus tocou Hilquias, alcançou Safã, fez o rei rasgar suas vestes em humildade voluntária e santa e reverberou em uma onda de arrependimento e renúncia em todo o Israel.

Me pergunto, como Hilquias ministrava se a lei estava perdida no templo? O que ele tinha a dizer? Quantas gerações se passaram assim, sem a Palavra? Enquanto a Palavra ficar abandonada em nossos corações, não apenas o avivamento não chegará, mas gerações irão cada vez para mais longe do Senhor.


POSICIONAMENTOS E AÇÕES

Os lugares antes destinados à idolatria e imoralidade foram transformados em lugares de devoção ao Senhor. Foi um tempo poderoso de renovo, marcados por posicionamentos muito opostos ao que se vinha fazendo.

Em Romanos 10:8 ao 17 lemos a mesma progressão que parece indicar que a palavra da fé que já estava na boca e coração da igreja dos tempos de Paulo precisava ser confessada. O que era o reativar da fé da igreja seria o ponto de partida para se alcançar outros com a mensagem da Salvação.

Uma reforma no templo para reparar os estragos fez com que a Lei do Senhor fosse achada. E você sabe não é. Quando a Palavra de Deus encontra corações dispostos, coisas maravilhosas acontecem. Leia com o grupo Sl 19:7-11, Sl 119:9, Sl 119:105. E onde cresce a Palavra de Deus, a obra de Salvação acontece: Atos 6:7Por isso é necessário que as Jedidas, as Adaías, nos levem até Bozcate, até a ROCHA MAIS ALTA DO QUE EU, no exemplo de Davi, o amado segundo o coração de Deus.

Que nós, como Josias, permitamos que Deus nos cure e que empreendamos as reformas de restauração dos estragos no templo. Que sejamos e como Hilquias e que redescobriu a Palavra de Deus escondida no Templo de Deus (o íntimo de nossos corações) 1º Cor. 3:16. Que ao sermos restaurados, levemos essa mensagem para muitos outros. Esse é o termo do avivamento: De dentro para fora.

Gerson L G Lima
Pastor na Comunidade Evangélica Restauração e Vida  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre