Pular para o conteúdo principal

VENDO CLARAMENTE

 


“Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente”. Marcos 8:25
Nessa passagem de Marcos capítulo 8:22-26, algumas pessoas trouxeram o Cego para que Jesus o curasse. Mas antes de fazer o milagre, Jesus o toma pela mão e o guia para fora da cidade. Interessante Jesus tirá-lo para fora a cidade. Deus muitas vezes nos tira da aldeia onde as pressões cumulam sobre nós, antes de agir em nós.

Vamos supor, e isso é apenas uma suposição mesmo, que ao cuspir nos olhos do cego, Jesus estivesse reproduzindo as muitas zombarias e humilhações pelas quais esse homem tenha passado em sua vida. Quem sabe esse homem foi enganado e abusado de sua dignidade por muitas pessoas más e sem coração. 

No momento em que ele é levado para fora da cidade por Jesus, sente-se inseguro, mesmo tendo ouvido falar de que esse era o “homem dos milagres”. Então, ele sentiu em seu rosto um cuspo morno atingindo seu rosto. Ele instantaneamente teria relembrado todas essas situações tristes e humilhantes que ele tinha passado. Mas, em nossa suposição, Cristo teria feito isso para justamente aflorar no homem esses sentimentos e lembranças para poder trazer a ele a verdadeira cura.

Algo aconteceu, em meio aos turbilhões de ódio, mágoas, tristezas, infelicidades e outros sentimentos ruins ele sente o toque do mestre em seus olhos e imediatamente começou a enxergar. E o Senhor lhe pergunta se via alguma coisa ao que ele respondeu: “E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam”. Marcos 8:24. A visão estava turva. “Depois disto, tornou a pôr sobre ele as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente”. Marcos 8:25.

Note que na primeira vez ele Levantou os olhos. Mesmo sem enxergar seus olhos estavam dirigidos para baixo. Ele era um homem entregue aos seu dilema e seu destino. Em nossa suposição, sua vida o tornara um homem rendido aos eventos adversos que a vida, até então, lhe proporcionara. No primeiro toque, ele enxergou, mas não via claramente.

Pessoas entregues às mágoas e amarguras, tristezas e infelicidades, ódio, ira, rancor, falta de perdão impedem que o milagre seja completado em suas vidas. Elas até veem, mas nunca conseguem ver claramente.

A OBRA TEM QUE SER COMPLETA
O Senhor perguntou se ele via alguma coisa. Ora, por que o Senhor lhe fez essa pergunta? Em nossa suposição aqui, penso que Jesus queria que ele pudesse expressar como estava de fato, com essa visão limitada. Ele esteve a muitos anos tendo de que se contentar com o que a vida e as pessoas lhe davam e talvez ali ele calasse sua voz pensando: “não está perfeito, mas já é alguma coisa”. Cristo desperta nele o direito de dizer como de fato estava a situação. No segundo toque em Marcos 8 25, a edição da Bíblia Almeida Revisada e Fiel traz “Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e o fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu a todos claramente”. JESUS O FEZ OLHAR PARA CIMA. Na edição Nova Versão Internacional lemos assim “Mais uma vez, Jesus colocou as mãos sobre os olhos do homem. Então seus olhos foram abertos, e sua vista lhe foi restaurada, e ele via tudo claramente”. Seus olhos foram abertos (o empecilho saiu), sua vista foi restaurada (então antes o milagre não fora completo) e ele via tudo CLARAMENTE (visão plena).

A recomendação final foi NÃO ENTRE DE NOVO NA ALDEIA, VÁ PARA CASA. Usando ainda nossa suposição, penso que o Senhor não queria que esse homem reconhecesse a voz de muitos que o ofenderam e os identificasse. Há coisas que não valem mais a pena remoer e trazer à tona, era necessário deixar o passado para trás.

ABRÃO E A PROMESSA
Abrão, o pai da Fé, precisou resolver um dilema que poderia trazer uma rixa familiar com seu sobrinho Ló. Ao invés de alimentar a ira, a raiva e o revanchismo Abrão fez cessar a disputa “E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos”. Gênesis 13:8. Após isso o Senhor disse que ele LEVANTASSE SEUS OLHOS e olhasse ao norte, sul, leste e oeste. Onde sua vista alcançasse seria sua terra e que ele deveria tomar posse, e complementa: “Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei”. Gênesis 13:17.

Ainda bem que Abrão não se permitiu ficar cego de ódio ou amarguras na situação com Ló, pois assim pôde ampliar sua visão e enxergar sua terra prometida e ainda caminhar para tomar posse dela.

JEREMIAS E A REVELAÇÃO DE DEUS
Em Jeremias 33:1-3 lemos VEIO A MIM A PALAVRA DO SENHOR. A palavra do Senhor normalmente é revelada àqueles que tem uma intimidade extra com Deus (veja Salmo 25:14). Então não é questão de questionar ‘por que Deus não me responde, mas sim de perguntar “por que eu não ouço a Deus”. 

O Senhor garante seu poder e encoraja a Jeremias a anunciar as coisas difíceis pelas quais Israel iria passar , mas com a promessa de que se CLAMASSE a Ele e Ele responderia com coisas grandes e ocultas que eles não sabiam”.

Essa palavra está muito relacionada com Jeremias 29.11-13 e 14a. Esse clamar é uma busca intensa que será recompensada pelo Senhor. O clamor está aliado à oração. Se você o buscar, Ele se deixará ser achado. Como diz o comentarista Joseph Benson, deixe que Ele.. “te mostre coisas grandes e poderosas – isto é, te dê uma perspectiva clara e completa delas... como alguns traduzem as palavras; que você não conhece (NÃO SABES) – E não pode saber sem revelação adicional”. “O segredo do Senhor é para os que O temem; e ELE lhes fará saber a sua aliança.” Salmos 25:14

O que você vê hoje para o seu amanhã? Esperança ou desespero? Oportunidades ou dificuldades? É pelo que Cristo já fez por nós que alcançaremos tudo o que temos pela frente.

Como na história do pastor e o barbeiro. Existe barbeiro, mas as pessoas têm que procurar. Existe Deus, mas para conhece-los as pessoas têm que o procurar.

Muitos vieram a Cristo e foram tocados por Ele, mas não experimentaram tudo o que Deus tem para eles. Trazem sua bengala que atestam sua cegueira espiritual e “vendo homens como se fossem árvores” nunca vão deixar de usar essa bengala. Essa visão distorcida é causada porque ainda estão presos em seu passado mal resolvido. Mágoas, amarguras, tristezas, ódio, rancor, inconformidades com pessoas, eventos que os marcaram e traumatizaram, falta de perdão consigo mesmo e com outros. Problemas causados pelos outros e por si mesmos. Você já causou algum problema para si mesmo. E para os outros. 

É tempo de deixar o Senhor dar esse segundo toque. Deixe que Jesus te faça olhar para cima. Deixe-o abrir seus olhos. Deixe-o restaurar sua visão. Deixe que Ele te cure por completo. Só assim você verá CLARAMENTE.

Ponha um fim nessa vida de cegueira espiritual e consciência da vida. Ponha um fim nessa visão limitada e distorcida. E ao ser curado, não volte mais para essa aldeia de emoções e pensamentos conflitantes.

Resgate sua vida, seus relacionamentos saudáveis, seu chamado em Cristo Jesus. Como Jesus disse ao homem curado VÁ PARA A CASA. Há consolo e conforto na sua casa. Volte para os braços do Pai.

Efésios 1:15-19: “Por isso... não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, VOS CONCEDA espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO, PARA SABERDES qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”

Gerson L G Lima - Pastor
Comunidade Evangélica Restauração e Vida


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre