Pular para o conteúdo principal

ENFRENTANDO TEMPOS DIFÍCEIS

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". - João 16:33

Enfrentar situações difíceis é inevitável. Mas receberemos nesta palavra, compilada do app YouVersion, encorajamento e poderemos reconhecer não estamos sozinhos, que Deus tem um propósito para a nossa dor e que Ele vai usá-la para seu propósito maior.

TENHA CORAGEM

Se você está enfrentando um momento difícil em sua vida, você não está sozinho. Na verdade, 100% das pessoas no mundo vão passar por algum tipo de dificuldade ou complicações na vida, e por várias vezes. Então, por mais que pareça que somos os únicos passando por momentos difíceis, nós não somos. – 2 Tim. 3:12 e 1 Pe. 5:8-9.

Nós podemos encontrar encorajamento no que Jesus ensinou. Ele nos disse em João 16:33,"No mundo vocês vão sofrer." Mas felizmente, Ele também disse que nós podemos "ter coragem" porque "Ele venceu o mundo." Nós não precisamos viver desencorajados em um mundo desencorajador. Nós ainda podemos viver uma vida completa e rica, sabendo que no final, seremos vitoriosos. João 10:10.

Jesus veio para a Terra pela Humanidade. Ele veio para nos salvar e nos oferecer vida eterna. Com esperança você irá entender o quanto Deus te ama, como Ele vai usar sua dor para os planos Dele, e como Ele vai mudar você de dentro para fora. Ele tem bons planos para você, até mesmo através da sua dor. Jer. 29:12.

Reflita: O que tem deixado você preocupado? Escreva em um papel a resposta. Ore sobre isso.

POR QUE ENFRENTAMOS DIFICULDADES?

Quando dificuldades vêm a nós, duas palavras que falamos são POR QUÊ. E como são difíceis, dolorosas e deprimentes; Perguntamos "Por que isso está acontecendo comigo?" e quase nunca temos a resposta, mas são capazes de nos fazerem duvidar de nossas crenças, porque nossos desejos estão sendo testados.

Um seguidor de Cristo sempre passa por dificuldades pois nosso mundo é corrompido e falho, com pessoas falhas e feridas que fazem coisas falhas e destrutivas. As pessoas vão fazer coisas que nos afetam. Nós faremos coisas que afetarão os outros e a nós mesmos. Pode não ser a intenção, mas nossas ações causarão dor na vida de alguém. Talvez até mesmo na nossa vida.

Aqui estão algumas razões porque enfrentamos dificuldades:

1 - Crescimento Espiritual: As dificuldades que entraram em nossas vidas podem ser utilizadas para desenvolver nosso caráter e fé. Situações testam nossa paciência e resiliência podem nos ensinar e nos fortalecer, se permitirmos. Não é fácil aceitar que tempos difíceis nos refinem, mas ao fim ficaremos mais parecidos com Deus e entenderemos que valeu a pena. – Rm. 5:1-5 e 1 Pe. 1:6-7.

2 - Consequências das Escolhas: A realidade é cruel quando se trata de escolhas e das consequências que as seguem. Às vezes as dificuldades que enfrentamos são um resultado direto da ação de uma outra pessoa quanto pela nossa. Algumas escolhas são pecaminosas, e suas consequências podem ser ruins. Tia. 1:2-4

3 - Ataques Espirituais: Nem tudo de ruim que nos acontece é culpa direta de Satanás, mas entenda que ele tem sim um papel nas situações difíceis que enfrentamos. Guerra Espiritual é uma realidade importante a ser considerada. – Efésios 6:10-19.

Reflita: Pense em alguma dificuldade que você já enfrentou. Foi um teste para o seu crescimento espiritual, a consequência de uma escolha, ou um ataque espiritual? Escreva seus pensamentos em um papel.

COMO DEUS USA AS DIFICULDADES?

À medida em que atravessamos esses momentos difíceis em nossas vidas, ou crescemos ou continuamos da mesma forma. É fácil chatear-se com Deus quando as dificuldades entram em seu caminho. Todos já fizemos isso. Mas, ao buscarmos Deus, nós O encontraremos (Jer. 29:13-14). Uma maneira de vermos que nossa fé está amadurecendo é através da dificuldade, é quando trocamos o nosso "por quê" por "como":
  • Como o Senhor irá usar isso na minha vida?
  • Como o Senhor irá impactar outras pessoas por meio desta dificuldade?
  • Como o Senhor irá fazer o bem através de toda essa destruição?
Quer estejamos em circunstâncias desafiadoras, ou nossas escolhas tiveram consequências ruins, Deus usará tudo para redimir nossas vidas, impactar os outros, e receber glória. Como isso funciona?
  1. Ele nos Muda - Quando sofremos provações impetuosas que nos machucam profundamente, a maioria de nós só quer "superar". Mas o fato é que para isso, devemos passar por elas. Nós temos que "atravessar" a dor, vencendo as coisas que estão nos machucando para alcançar a cura. Conforme nós passamos pelas tempestades, estaremos mais preparados para a próxima.
  2. Ele Muda os Outros - Muitos de nós aprende a suportar as experiências desafiadoras, e Deus os faz como vasos para ajudar os outros. Paulo escreveu em 2 Coríntios 1:3 que "Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos." Deus nos inspira a ajudar as pessoas que passam por momentos parecidos com os que passamos.
Romanos 8:28 diz que em "todas as coisas" Deus está trabalhando para o bem. Deus usou a pior coisa que já aconteceu – a morte de Jesus na cruz – para a salvação da humanidade. E em cada história de redenção, Deus recebe glória por ter transformado as tragédias em nossas vidas em triunfos.

Reflita: Qual foi o maior desafio que você já enfrentou? Como você pode usar a sua dor para impactar positivamente a vida de alguém?

A SALA DE ESPERA

O que devemos fazer enquanto estamos na “Sala de Espera” cruel das lutas desafiadoras? Como mantemos a fé e confiamos que Deus está trabalhando quando nós não podemos ver? Aqui estão algumas sugestões para nós enquanto esperamos em meio à batalha:
  1. Louve o Senhor em meio à dor: Em meio à dor é muito a adoração é muito importante. Deus é digno de louvor diariamente. Ao refletirmos sobre o que Ele tem feito por nós e que passaremos com Ele a eternidade, como não conseguiremos? Pense nos atributos de Deus – Ele é infinito, imutável, todo poderoso, perfeito, misericordioso, digno e está em todo lugar o tempo todo. Nós damos glória e louvores a Deus antes de sairmos dos problemas ou recebermos o escape que desejamos. – Rom. 12:12.
  2. Continue se Levantando: Em meio a dor, é comum focar apenas em suas fraquezas, mas o fato é que “músculos espirituais” estão crescendo em você tornando-o forte. A oração, louvor, leitura da Palavra de Deus e confiar em Suas promessas, fortalece o seu espírito. É na sua fraqueza que a força dEle se faz perfeita. As lutas nos constroem ou nos destroem. Confie que a sua está te construindo. – Prov.24:14 e 1 Pe. 4:12-13.
  3. Derrame o seu Coração: Deus é capaz de lidar totalmente com os seus questionamentos, medos e até mesmo com a sua raiva. Apenas continue chegando-se a Ele. As tribulações farão com que nos agarremos em Cristo ou que corramos dEle. Corra para Ele. Você pode não entender o porquê desta dificuldade atual mas é aí que você põe em prática a verdade que aprendeu quando as coisas não estavam difíceis. É um render-se e confiar diário. Prov. 3:5-6
  4. Mantenha a Eternidade em Mente: Quando nos concentramos no que podemos ver, estamos focando no que é temporário. É o invisível, a forma que Deus está trabalhando nos bastidores, que é eterno. Deus está realizando algo em nós, através de nós, para nós e, sim, até mesmo conosco.
POR FIM...

Enquanto você resiste não tema olhar para trás e observar o seu progresso. Porque você teve algum. E, então, continue dando o próximo passo. Você nunca saberá quando você acordará e verá um fim na sua vida espiritual nebulosa. O dia que você pensar que chegou ao seu limite poderá ser o dia da sua superação. Sl. 119:71 e Tia. 1:12

Reflita: Se você está na sala de espera na sua vida, peça a Deus para mostrar a você algo que Ele fez em você e através de você a cada dia.

Gerson L G Lima
Pastor
Com. Restauração e Vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Há Esperança para a Árvore Cortada – JÓ 14.7-9

Romanos Capítulo 8 Versículo 25,26. (Tradução King James Atualizada) "Porém, se esperamos por algo que ainda não podemos ver, com paciência o aguardamos. Do mesmo modo, o Espírito nos auxilia em nossa fraqueza; porque não sabemos como orar, no entanto, o próprio Espírito intercede por nós com gemidos impossíveis de serem expressos por meio de palavras." HÁ ESPERANÇA PARA A ÁRVORE CORTADA – JÓ 14.7-9 A vida é assim... Há dias de alegrias e outros de tristezas, há momentos de grandes vitórias e outros de decepções. Essa vida é imprevisível. O texto sagrado fala da “árvore cortada” e Jó vivia um momento de cortes em todas as áreas de sua vida. De repente perdemos o emprego, é a crise, vem a enfermidade ou o problema familiar e outros tantos. A Palavra de Deus afirma que “há esperança”. Ao cheiro das águas e tudo muda... É a presença do Espírito Santo que vem nos ajudar – Rm 8.26 De onde vem o corte? Nesta hora ouvimos muitas vozes até para acusar... Calma! Os pon

Tudo começa em Deus

Já se encontrou em momentos de angústia, questionando o silêncio de Deus diante de suas expectativas? Em meio a surtos de ira, indignação, ou mesmo quando a aparente plenitude da vida não sacia a fome interior? Essas são as contradições da existência, as quais, muitas vezes, nos fazem esquecer do propósito original que Deus nos reservou. A história de Abraão ecoa em nossas próprias contradições. Ele recebeu promessas de descendência, mas o tempo passava, e sua expectativa era frustrada. No entanto, Deus o lembrou de que tudo começa nEle. Quando o herdeiro não vinha, Abraão estava tão obcecado pela promessa que esqueceu que Deus é a fonte de tudo. É um lembrete para todos nós: tudo começa em Deus. Abraão, inicialmente chamado Abrão, foi destinado a ser o pai de uma grande nação, uma promessa divina feita em Gênesis 12:2-3: "Eu farei de você uma grande nação; eu o abençoarei e tornarei famoso o seu nome." No entanto, como os anos passavam e a idade de Abraão avançava, a promess

Um Chamado à Transformação e Salvação

“Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.” Mateus 21:31b a 32 Só podemos ver Deus como Salvador na pessoa do homem Jesus. Lemos em Isaías 43:11-12: "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus". E Lucas diz-nos que esse "Senhor" é o Cristo: "E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". Lucas 2:10,11. Jesus não é outro senão o Deus que se fez carne, aquele que era desde o princípio: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre